quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Estreias de cinema de 17 de Setembro de 2020


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



A Vida Extraordinária de David Copperfield

Esta é a história de David Copperfield, desde uma infância infeliz e cheia de adversidades, até à idade adulta, quando se reconhece como escritor e contador de histórias. Ao longo da vida, o seu destino vai cruzar-se com o de várias personagens marcantes. Entre elas está o padrasto Edward Murdstone, um homem perverso e cruel; Steerforth, seu colega de escola; a excêntrica e milionária tia Betsey Trotwood; o alienado mas dedicado Sr. Dick; Dora Spenlow, com quem virá a casar; e o gentil Sr. Micawber, seu grande amigo.
Estreado no Festival de Cinema de Toronto (Canadá), uma comédia dramática escrita e realizada pelo britânico Armando Iannucci ("Em Inglês, S.F.F.", "A Morte de Estaline"). Baseia-se em "David Copperfield", o célebre clássico da autoria de Charles Dickens (1812-1870), considerado a sua obra mais autobiográfica. A encarnar as personagens estão Dev Patel, Aneurin Barnard, Peter Capaldi, Morfydd Clark, Daisy May Cooper, Rosalind Eleazar, Hugh Laurie, Tilda Swinton, Ben Whishaw, Gwendoline Christie e Paul Whitehouse.



Um Príncipe em Apuros

Djibi dedica-se a inventar histórias mirabolantes onde Sofia, a filha, é uma linda princesa e onde ele assume sempre o papel de príncipe. Isso acontece todas as noites desde que ela se lembra de existir. Mas agora que a menina está quase a chegar à adolescência - e conheceu Max, um verdadeiro candidato a príncipe - já não tem muita vontade de ter o pai constantemente como personagem principal das histórias. Ciumento e desiludido por ter perdido o protagonismo, Djibi vai fazer de tudo para recuperar a atenção da filha e tornar-se novamente o seu herói. A ajudá-lo nessa tarefa tão ingrata, ele vai ter a ajuda de Clotilde, a nova vizinha.  
Uma comédia realizada por Michel Hazanavicius (“O Artista”, “Godard, O Temível”), que tem no elenco os actores Omar Sy, Bérénice Bejo, François Damiens, Sarah Gaye, Keyla Fala e Néotis Ronzon. 



Minha Querida Nora

Louise foi uma esposa extremosa até ao momento em que descobriu que o marido a traía com uma mulher mais nova. Determinada a não se deixar humilhar nem mais um minuto, aproveita a reserva num hotel na paradisíaca ilha de Córsega (França) – que ele tinha feito para ir com a amante – para descansar e reflectir sobre o futuro. Mal pode imaginar que vai conhecer Florent, um homem muito atraente com quem passará a noite mais louca da sua vida. O problema surge no dia seguinte, quando ele aparece morto a seu lado. Depois de chamar as autoridades, Louise conhece Andréa, mãe do falecido que, para seu horror, a confunde com a nora que nunca chegara a conhecer. No meio do desespero e aflição pela morte do filho, dá-se o inesperado: a senhora afeiçoa-se a Louise, não lhe dando sequer a oportunidade de explicar quem é ou o que ali está a fazer. 
Uma comédia assinada pela actriz Méliane Marcaggi, na sua estreia como realizadora, e interpretada por Alexandra Lamy, Jonathan Zaccaï, Thomas Dutronc e a veterana Miou-Miou.