terça-feira, 22 de setembro de 2020

50 Técnicas de Avaliação Formativa


A editora Pactor acaba de disponibilizar, a 2ª Edição Atualizada e Aumentada do livro “50 técnicas de Avaliação Formativa”, com autoria dos professores José Pinto Lopes e Helena Santos Silva. 

Um livro que pretende que a aprendizagem seja mais significativa para todos os alunos, através da utilização sistemática da avaliação formativa - a principal modalidade de avaliação no sistema educativo português. Complementado com diversos casos práticos, conta com dois capítulos dedicados à educação à distância e ao uso da tecnologia no ensino e na avaliação formativa.

Esta obra de referência é destinada a todos os professores, de qualquer nível de ensino e de qualquer disciplina, bem como a estudantes de licenciatura em Educação ou de cursos de especialização que habilitem para a docência, e também a outros profissionais destas áreas. Para alguns pode implicar uma mudança de paradigma, para outros representar uma mudança menos profunda.

Nesta 2.ª edição atualizada e aumentada, apresentam-se os conhecimentos e as técnicas de avaliação formativa que poderão ajudar os professores a implementar atividades de elevada qualidade na sala de aula, a usar estratégias de intervenção adequadas às necessidades dos alunos e a dar-lhes feedback útil para os envolver na melhoria da sua própria aprendizagem. 

A avaliação formativa traduz-se numa prática integrada no trabalho diário na sala de aula, em que o rendimento é visto não como um número baseado em resultados que refletem as classificações nos testes, mas sim como o crescimento mensurável dos estudantes ao longo do tempo. De acordo com estudos, é a estratégia utilizada por professores com maior efeito no desempenho escolar dos alunos (Hattie, 2009) e com maiores benefícios para os alunos tradicionalmente vistos como de baixo rendimento ou com dificuldades de aprendizagem.

Sobre os Autores

José Pinto Lopes

Professor Associado em Psicologia da Aprendizagem e da Educação no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde é responsável pela formação inicial, contínua e pós-graduada de professores e de psicólogos. É autor de vários livros nas áreas de Psicologia e da Educação.

Helena Santos Silva

Professora Associada em Didática do Ensino das Ciências Naturais no Departamento de Educação e Psicologia da UTAD, onde desenvolve a sua atividade profissional no âmbito da formação inicial, contínua e pós-graduada de professores. É autora de vários livros na área da Educação.