“Submarinos: exército debaixo de água” é o documentário que dá início ao especial “Submarinos” que o Canal Odisseia estreia hoje, pelas 22h30, para dar a conhecer este grande feito tecnológico e militar que é o resultado de mais de cem anos de investigação científica.
Submergidos durante vários meses e sempre prontos para o ataque os submarinos são os principais transmissores da ameaça nuclear no mundo e estiveram, desde sempre, rodeados de uma aura de fascínio.
Neste documentário, analisamos alguns dos maiores conflitos e descobrimos como os submarinos passaram de pequenas embarcações, em que conviviam poucos marinheiros, a gigantes silenciosos nos quais mais de uma centena de homens estão ativos durante as 24 horas do dia.
A 10 de Setembro, pelas 22h30, o Odisseia estreia “Submarinos, armas invisíveis”, um trabalho surpreendente que nos convida para uma viagem sem precedentes dentro de um dos submarinos nucleares mais lendários da Armada Francesa, o Rubis. Como é que ele se mantém indetetável? Como é que armazena energia? Como é a vida dos seus setenta tripulantes a 300 metros de profundidade?
De volta a terra firme, vamos até aos estaleiros de Cherbourg, para conhecer a fundo os Barracudas, a próxima geração de submarinos nucleares. Desde a colocação das primeiras chapas de aço, até aos primeiros testes, seguimos a aventura tecnológica incrível do novo elemento emblemático da França.
A reveladora série “O mais recente da tecnologia militar”, com estreia a 17 de Setembro, pelas 22h30, dá-nos acesso exclusivo ao pessoal do Exército e às empresas de ponta em tecnologia militar, trazendo a público as últimas inovações que estão a moldar o presente e o futuro das forças armadas.
Conheceremos as últimas novidades do sector e teremos oportunidade de entrar em instalações ultraconfidenciais, observando a tecnologia que está a transformar o modo como os exércitos de todo o mundo treinam os seus soldados, defendem as suas nações, participam em combates e salvam vidas no campo de batalha.