quinta-feira, 20 de março de 2025

"A Peça Que Dá Para O Torto" no Teatro Tivoli BBVA



Ana Marta Contente, André Leitão, Duarte Grilo, Leonardo Proganó, Matilde Breyner, Miguel Santiago, Telmo Ramalho e Valter Teixeira estão quase de regresso aos palcos…se, entretanto, não der tudo para o torto.

A estreia de “A Peça Que Dá Para O Torto” está marcada para 8 de abril, no Teatro Tivoli BBVA. Para o dia 7 de abril está agendado o ensaio solidário com as receitas a rever a favor da Casa do Artista. Depois de uma temporada em Lisboa, a peça ruma até ao Porto, onde vai estar de 5 a 7 de junho no Coliseu Porto Ageas.

“A Peça Que Dá Para o Torto” gira em torno do Núcleo de Teatro da Sociedade Cultural e Recreativa do Sobralinho, que se prepara para a grande estreia de uma peça de teatro que remete o público para os anos 20 e para a investigação de um assassinato com contornos muito misteriosos.  Mas é claro que a procura pelo culpado vai dar para o torto: os atores esquecem-se das deixas; trocam a ordem das cenas; os figurinos desaparecem e o cenário também não ajuda… O que parecia fácil torna-se num encadeamento de peripécias, desgraças hilariantes e sucessões surpreendentes.

Considerado um triunfo técnico, mas também um verdadeiro caos cénico, “A Peça Que Dá Para o Torto” é a comédia que há mais tempo está em cena no West End: continua em cena em Londres desde 2014 e chegou à Broadway em 2017. Esta produção conta com um Olivier Award na categoria de Melhor Comédia, entre outras sucessivas premiações e tem conquistado a crítica internacional e nacional.

A UAU Produtora trouxe “A Peça Que Dá Para o Torto” para Portugal em 2020 e volta a importar o projeto internacional, no formato réplica show, que será representado por artistas nacionais. Telmo Ramalho e Valter Teixeira são os atores ‘residentes’ e que voltam a subir ao palco com esta produção. Ana Marta Contente, André Leitão, Duarte Grilo, Leonardo Proganó, Matilde Breyner e Miguel Santiago integram também o elenco.

Tratando-se de um réplica show, os portugueses vão ter acesso a uma produção fiel à que já passou pelos palcos mundiais, na qual todos os detalhes são reproduzidos de forma exata: desenhos de luz, som, cenário e guarda-roupa.

A tradução do texto ficou a cargo de Nuno Markl, que adaptou o texto de Henry Lewis, Jonathan Sayer e Henry Shields. Frederico Corado é o encenador residente desta produção, que conta também com Hannah Sharkey, encenadora da produção internacional, que está a acompanhar os ensaios desde o início, garantido que a peça que em breve sobe aos palcos, está igual às apresentações de Londres, Nova Iorque ou Madrid.

Os bilhetes para “A Peça que Dá Para o Torto” já estão à venda em ticketline e nos locais habituais.