terça-feira, 25 de março de 2025

Re-leituras e re-interpretações dos maiores cantautores de Abril



Após a bem sucedida edição do primeiro volume de ContraCantos, o músico Miguel Calhaz  lança o segundo volume de re-leituras e re-interpretações de temas de alguns dos maiores cantores de abril. 

Recorrendo tão somente à utilização de contrabaixo e voz, Miguel Calhaz revê e re-interpreta José Afonso, Fausto Bordalo Dias, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho, José Mário Branco (também com com música e poemas de Luis Vaz de Camões, José Niza, Rosalía de Castro, Ermelinda Duarte e Manuel da Fonseca), em versões destes autores que foi recolhendo ao longo da sua vida, e que o marcaram muito durante a juventude, tendo como principal objetivo continuar a divulgar a mensagem dos grandes mestres da canção de abril, nestes tempos tão conturbados, em que a intolerância parece ser ainda uma ameaça.

Miguel Calhaz define este segundo volume dos seus ContraCantos, da seguinte forma: “Num país encostado a um canto da velha querida Europa, ressoam queixas das almas de um povo: ao mesmo tempo que se relembram sonhos lindos de noites passadas, vão-se reacendendo temores de épocas bárbaras e escravas, de balas que só dão sangue derramado, e que esburacam como toupeiras os campos da nossa esperança. Enfim… do que um homem é capaz. Cantares de emigração ainda elogiam o trabalho dos artesãos que daqui vão partindo… “e todos, todos se vão…”.

De referir que o tema de apresentação deste novo trabalho é “Lembra-me um sonho lindo”, um original da autoria de Fausto Bordalo Dias.

“ContraCantos Vol. 2” está disponível, em CD e também em formato digital, para streaming ou download.

Miguel Calhaz, músico e compositor, cantor e contrabaixista, nascido em 1973, na Sertã, mantém projetos musicais nas áreas do Jazz, da World Music e da Música Portuguesa.
Venceu o Prémio José Afonso (tema original) no 3º Festival Cantar Abril (2011), o Prémio Adriano Correia de Oliveira (melhor recriação) em 2013 e os Prémios Ary dos Santos (melhor letra) em 2013 e 2015.