terça-feira, 18 de março de 2025

LeYa e Germano Almeida acordam publicação de romance



O Grupo LeYa e o autor Germano Almeida acordaram em avançar com a publicação do mais recente romance do autor, por considerarem que os visados no livro estão confortáveis com a sua publicação.

O romance é uma paródia sobre um roubo no festival Correntes d'Escrita, na Póvoa de Varzim, recorrendo a personagens reais. Face a ameaças de processo judicial recebidas pela LeYa de visados que se sentiram invadidos e agredidos pela forma como nele são tratados, e depois de consultados os advogados que confirmaram que o livro podia ser objeto de ação judicial, a LeYa optou por suspender a sua edição. Depois de clarificada a situação, a editora considera que estão reunidas as condições para manter a publicação da obra.

“Quisemos proteger os nossos autores e a própria editora de uma possível litigância. Com a clarificação da situação, é com muito gosto que iremos prosseguir o trabalho de edição desenvolvido desde há dois anos e avançar com a publicação deste romance”, afirma Ana Rita Bessa, CEO da LeYa.

“A Caminho é a minha editora. Trabalhamos juntos há 32 anos e este romance contou com a colaboração do meu editor Zeferino Coelho, que sempre motivou a edição deste livro. Fico contente por termos ultrapassado a situação porque sei que, quer o Zeferino quer a Caminho, acreditam e apoiam esta minha obra”, declara Germano Almeida.