quarta-feira, 12 de março de 2025

Dia Mundial da Poesia no CCB



Este ano as comemorações do Dia Mundial da Poesia no CCB decorrem ao longo de todo o dia 22 de março e têm a curadoria de Maria do Rosário Pedreira e Filipa Leal.

A voz será dada à poesia, não apenas a quem a escreve, mas também a quem a lê e divulga, ou a quem a canta. Não esquecendo «os poetas que (não) perdemos», mas que nos deixaram recentemente, atores, diseurs e músicos irão interpretar, ou acompanhar, versos de vozes que nunca deixaremos de escutar. Poetas contemporâneos juntar-se-ão à festa com as leituras dos seus próprios textos, numa instalação em vídeo. Uma sessão de homenagem a Nuno Júdice, que contará com material inédito sobre o poeta; a poesia no fado, com Aldina Duarte; um podcast; ou um atelier de ilustração para os mais novos são alguns dos destaques deste Dia da Poesia, que promete terminar com uma viagem por 100 anos da moderna poesia portuguesa, com um recital concebido por João Gesta, reconhecido programador de espetáculos de poesia, propositadamente para esta data. 

Programa
Atelier Um Fio de Poemas com Rachel Caiano
11h30 e 14h30 | Sala Vianna da Motta
Com a ajuda da ilustradora Rachel Caiano vamos poder ler, ouvir e desenhar poesia.

Tendo como ponto de partida uma seleção de poemas, escolhidos pela ilustradora e utilizando materiais como o carvão vegetal, o pastel seco e técnicas como os carimbos, o recorte e a colagem, vamos sujar as mãos e construir um livro em harmónio, cheio de poemas e ilustrações poéticas.

Podcast com Inês Maria Meneses
12h00 às 13h00 | Sala de Leitura

No Dia Mundial da Poesia, o CCB grava um podcast especial com Inês Maria Meneses à conversa com as curadoras Filipa Leal e Maria do Rosário Pedreira. Uma entrevista intimista onde a poesia, a escrita e a celebração das palavras ganham voz. Um momento único para refletir sobre a importância da poesia e da criação literária com três apaixonadas pela literatura.

Homenagem a Nuno Júdice
14h30 | Sala Almada Negreiros

Participantes: Helena Amaral, Luís Filipe Castro Mendes, Ricardo Marques, Rita Taborda Duarte
Leituras: Raquel Marinho
Filme: Teresa Júdice

Num registo de proximidade, poetas, leitores e companheiros de vida recordarão Nuno Júdice e falarão do homem, do poeta e da obra, que será dada a conhecer também através da leitura de alguns dos seus mais emblemáticos poemas e de um pequeno filme inédito sobre a sua arte poética. A sessão contará ainda com algumas surpresas.

Poema no Bolso com Inês Maria Meneses
15h00 às 18h00 | Sala de Leitura

No Dia Mundial da Poesia, o CCB convida-o a trazer um Poema no Bolso. Das 14h00 às 18h00, na Sala de Leitura, a autora e radialista Inês Maria Meneses apresenta esta celebração da palavra dita. Escolha um poema e recite-o, partilhando a beleza da poesia num encontro envolvente. Uma oportunidade única para dar voz aos versos que o inspiram.

Os Poetas Que (não) Perdemos – Leituras
16h00 | Sala Fernando Pessoa
Seleção de textos: Maria do Rosário Pedreira e Filipa Leal
Leituras: Beatriz Brás, Cucha Carvalheiro, Flávia Gusmão e Luís Lucas

Num ano que começou com a morte de Maria Teresa Horta (1937-2025), e tendo 2024 terminado com a morte de Adília Lopes (1960-2024), o CCB recorda, com atores de diferentes gerações, as obras singulares de alguns poetas de língua portuguesa que perdemos nos últimos anos, mas cuja poesia não se perderá.

A Poesia no Fado com Aldina Duarte
17h30 | Sala Luís de Freitas Branco

Partindo de uma antologia sobre fados escritos por poetas (Esse Fado Vaidoso) que ambas coligiram, Aldina Duarte conversa com Maria do Rosário Pedreira sobre o lugar da poesia no fado, ilustrando as suas sempre interessantes reflexões com a interpretação de alguns fados do seu repertório.

A Noite que Acaba de Passar Vai Para o Mesmo Local Onde Está a Noite Mais Antiga do Mundo – Recital de Poesia
19h00 | Sala Sophia de Mello Breyner Andresen

Conceção e seleção de textos: João Gesta
Leituras: Francisca Bartilotti, Sofia Bodas de Carvalho e Paulo Campos dos Reis
Viola campaniça e leituras: O Gajo e José Anjos
Voz e guitarra: Romeu Bairos

Uma metáfora de Ramón Gómez de la Serna estimula esta viagem de mais de cem anos através da moderna poesia portuguesa.

De Alberto Caeiro a Francisca Camelo, de Florbela Espanca a José Carlos Barros, três dezenas de poemas imarcescíveis, o incendiário caminho do amor, do sonho, da liberdade.

Não tenhas medo, ouve: é um poema - Instalação vídeo - poetas contemporâneos
Todo o dia | Sala Maria Helena Vieira da Silva

Partindo de um poema de Miguel Torga (Não tenhas medo, ouve:/ É um poema), o público é convidado a perder o medo da poesia, e a ouvir, com o tempo que desejar, cerca de 40 poetas contemporâneos de língua portuguesa, de diversas gerações, nas suas próprias vozes — gravadas em exclusivo para este Dia da Poesia no CCB.

Feira do Livro
Todo o dia | Receção do CCB

No Dia Mundial da Poesia, o CCB promove uma Feira do Livro, reunindo a Almedina e a Bertrand numa celebração da literatura. Uma oportunidade para explorar obras marcantes, descobrir novos autores e levar a poesia consigo. Venha folhear, inspirar-se e encontrar o livro certo para dar voz às palavras que o emocionam e transformam.