quinta-feira, 27 de março de 2025

Estreias de cinema de 27 de Março de 2025



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



O Milagre do Whisky

Joan ficou recentemente viúva de Arthur, com quem foi casada durante décadas. Ao arrumar as velharias da cabana do falecido (que agora quer converter em algo mais interessante), descobre uma garrafa de “whisky” artesanal feito por ele e resolve bebê-la com Linda e Susan, as suas amigas mais antigas, que vieram passar a noite com ela. Depois de algumas horas de divagação sobre a vida, o envelhecimento e os vários projectos para o futuro, qual não é o seu espanto quando as três septuagenárias despertam no dia seguinte com a figura (e energia) dos seus 20 anos. Em choque, mas resolvidas a tirar o máximo proveito da situação, compram roupa adequada e divertem-se como se não houvesse amanhã. Infelizmente, o efeito não é tão duradouro como poderiam desejar.

Uma comédia realizada por Stephen Cookson, com actuações de Diane Keaton, Patricia Hodge, Joanna David, Lulu, Genevieve Gaunt e Hannah Howland.



O Beijo

Anton espera terminar a sua formação como oficial de cavalaria com honra e sentido de dever. A sua vida muda quando conhece Edith, a encantadora filha de um barão local, com quem cria laços imediatos. Mas ela teve um acidente de equitação que a deixou paralisada da cintura para baixo e a mergulhou na depressão. Anton, que se questiona sobre se os seus sentimentos são verdadeiros ou apenas têm origem na compaixão, fica dividido entre pedi-la em casamento ou manter-se fiel aos seus objectivos de carreira. 

Um drama romântico sobre amor e sacrifício realizado por Bille August, que conta com as interpretações de Esben Smed, Clara Rosager, Lars Mikkelsen e Rosalinde Mynster.



Wake Up - A Caça

Na tentativa de chamar atenção para a crise ambiental, seis jovens activistas pelo clima escondem-se dentro de uma loja de móveis prestes a encerrar. Com os rostos tapados com máscaras de animais, vandalizam o estabelecimento com palavras de ordem anticonsumismo, enquanto partilham os estragos nas redes sociais. Mas tudo se descontrola quando percebem que, trancado com eles, está Kevin, um segurança aficionado por caça primitiva – e determinado a apanhar cada um dos jovens antes do nascer do dia (e fazê-los sofrer o mais possível). É o início de um perturbador jogo de vida ou morte.

Escrito por Alberto Marini, que parte de ideia original de Martin Soudan, um filme de terror e acção ultraviolenta realizado pelo colectivo RKSS (Roadkill Superstars), composto por François Simard e os irmãos Anouk e Yoann-Karl Whissell, responsáveis por filmes como “Turbo Kid” (2015) ou “We Are Zombies” (2023).