Se Eu Quisesse , Enlouquecia é o título da biografia de Herberto Helder, de autoria de João Pedro George, que a Contraponto publica a 22 de maio. Fruto de sete anos de trabalho do sociólogo e investigador, este livro muito aguardado reforça a coleção de Biografias de Grandes Figuras da Cultura Portuguesa Contemporânea, que inclui títulos dedicados a Agustina Bessa-Luís, Manoel de Oliveira, José Cardoso Pires, Manuel António Pina, Natália Correia e Maria Teresa Horta.
Dez anos após a morte do poeta, João Pedro George oferece aos leitores a história nunca contada de Herberto Helder, nome maior da literatura em língua portuguesa e mitificado não só pela obra, mas também pela necessidade de isolamento das mundanidades do mundo literário, das instituições, dos prémios e da exposição pública. Mas foi também isso, paradoxalmente – ou talvez não –, que o tornou ainda mais popular.
Mas quem era o ser humano que representava essa personagem? Que tipo de pessoa era? Que abismos tinha dentro de si? Que recordações, traumas e angústias transportava? Tinha sentimentos verdadeiros? Era capaz de amar? Seria o amor que ele procurava, ou o prazer e a satisfação da dominação? Aonde é que ia buscar a força da sua poesia? A estas e outras perguntas procura responder a biografia escrita por João Pedro George, que estará em pré-venda a partir de 22 de abril.