quinta-feira, 13 de março de 2025

Estreias de cinema de 13 de Março de 2025



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Vitória

Nascida em Alagoas, no nordeste brasileiro, Joana Zeferino da Paz (1925-2023) viveu mais de três décadas junto à favela Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana. Aos 80 anos, cansada de ser aterrorizada pelos vários gangues do bairro que se impunham pela força, resolveu comprar uma câmara de VHS e filmar, através da janela da sua cozinha, as constantes movimentações de tráfico de droga, extorsões e confrontos armados entre os criminosos. 

As gravações que fez durante esses meses foi depois entregar às autoridades, que as usaram para identificar e prender mais de 30 delinquentes, traficantes e alguns agentes da polícia militar envolvidos em esquemas de corrupção. Ao seu lado, teve um jornalista de quem se tornou amiga e que, com a sua ajuda, escreveu uma grande reportagem sobre o assunto. Durante o processo, para a proteger de retaliações dos bandidos, foi colocada num programa de protecção de testemunhas e assumiu o nome de Vitória, vivendo o resto dos seus dias sob anonimato em Salvador, no estado da Bahia.  

Dona Vitória faleceu aos 97 anos, em Fevereiro de 2023, quando a sua identidade pôde ser finalmente revelada. Em Agosto de 2024, a assembleia legislativa do Estado do Rio de Janeiro concedeu-lhe o Prémio Construtor da Paz, pela sua demonstração de coragem ao agir activamente contra o crime.

Projecto iniciado por Breno Silveira – que faleceu de ataque cardíaco em Maio de 2022, no primeiro dia de filmagens –, “Vitória” acabou por ser realizado por Andrucha Waddington. Com Fernanda Montenegro no papel de protagonista, este docudrama conta com Alan Rocha, Laila Garin, Thawan Lucas e Linn da Quebrada nos papéis secundários. 



Black Bag

Kathryn Woodhouse, uma agente secreta, torna-se suspeita de trair o governo dos EUA. George Woodhouse, seu marido e colega de profissão, tem a incumbência de provar a veracidade dessa presunção, deparando-se com um terrível dilema: ser leal à mulher ou ao país.

Um “thriller” de espionagem realizado por Steven Soderbergh (“Erin Brockovich”, “Ocean’s Eleven”, “Confissões de Uma Namorada de Serviço”, “Let Them All Talk”, “A Presença”), com actuações de Cate Blanchett, Michael Fassbender, Marisa Abela, Tom Burke, Naomie Harris, Regé-Jean Page e Pierce Brosnan.




Siga a Banda!

Com uma bem-sucedida carreira, o maestro Thibaut Desormeaux era um homem realizado e de bem com a vida até ser diagnosticado com leucemia. Durante os exames para encontrar um dador de medula óssea compatível, descobre ter sido adoptado e que tem um irmão chamado Jimmy, que vive no norte de França. Jimmy é um trabalhador fabril modesto e um pouco rude que, como passatempo, toca trombone numa banda filarmónica. São claramente diferentes, excepto numa única coisa: o seu gosto pela música. Quando o maestro da banda de Jimmy se despede sem dar satisfações, Thibaut aceita dirigi-los. É assim que os dois irmãos se tornam grandes amigos e se vêem a recuperar o tempo perdido. 

Nomeado para oito Césares, os mais importantes prémios do cinema francês, este drama tem realização de Emmanuel Courcol, que escreve o argumento com Khaled Amara e Oriane Bonduel. Benjamin Lavernhe e Pierre Lottin assumem os papéis principais.