Celebrar o sétimo aniversário pode parecer uma marca relativamente pequena, mas quando se fala da Cupra é evidente que foram sete anos cheios de conquistas alcançadas não só a nível internacional bem como da quota conseguida no marcado Português.
O ano de 2025 assinala ainda o quinto ano da chegada ao mercado português do grupo espanhol e aproveitando a ocasião o Cultura e Não Só entrevistou a Directora Geral da Cupra, Mónica Camacho na loja CUPRA City Garage Lisboa que além de ser uma mostra dos seus veículos é também um espaço de eventos.
![]() |
Mónica Camacho - General Manager SEAT/CUPRA Portugal; Cristina Rola, diretora de Marketing SEAT/CUPRA Portugal e Teresa Lameiras, Diretora de Comunicação e Marca do Grupo SIVA|PHS |
Cultura e Não Só (CNS) - Qual a importância da CUPRA City Garage para a marca?
Mónica Camacho (MC) - A CUPRA City Garage Lisboa é muito mais do que um espaço comercial.
Representa um conceito inovador que traduz a identidade da marca e a sua ligação à cidade e à cultura urbana. Desde a sua inauguração, em 2022, tornou-se um verdadeiro hub cultural e automóvel, onde a inovação, a criatividade e a irreverência se encontram. Este espaço permite-nos oferecer experiências únicas aos nossos clientes e à comunidade, reforçando o nosso compromisso com a eletrificação, o design arrojado e a cultura contemporânea.
Além disso, a CUPRA City Garage Lisboa é um reflexo do crescimento da marca em Portugal, consolidando a nossa presença e ligação com o público.
CNS - A CUPRA City Garage acaba por não ser apenas um stand de venda de automóveis. Como surgiu a ideia de o tornar num espaço cultural?
MC - A CUPRA sempre se posicionou como uma marca que vai além da mobilidade, abraçando um estilo de vida arrojado e disruptivo. Desde o início, a visão para a CUPRA City Garage Lisboa foi criar um espaço multifacetado – à semelhança das CUPRA City Garage internacionais – e que fosse um ponto de encontro entre o universo automóvel e diferentes expressões culturais, abrindo as portas a vários artistas, que têm assim a oportunidade de mostrarem a sua arte e talento. Queremos proporcionar experiências imersivas e diferenciadoras, permitindo que os visitantes se envolvam com a marca de uma forma autêntica. É por isso que, ao longo dos últimos três anos, temos acolhido eventos que vão desde exposições de arte e performances musicais, a workshops gastronómicos, vinhos e fotografia, ou até, eventos de gaming e talks inspiradoras. Tudo isto faz da CUPRA City Garage Lisboa um local vibrante e dinâmico, em sintonia com a energia da cidade.
CNS - Que outras iniciativas estão a ser preparadas para a CUPRA City Garage?
MC - A agenda da CUPRA City Garage Lisboa está sempre em evolução, trazendo novas experiências que combinam arte, música e cultura. Em março, por exemplo, teremos uma série de eventos imersivos, como a Masterclass “A Arte do Gin” com António Cuco, um dos maiores especialistas de gin em Portugal, a performance “Out of Sync” de Klin Klop, que explora a improvisação no universo da música eletrónica, e a exposição “Encontro” de Angélina Maia, que combina arte e reflexão social. Estes eventos refletem a nossa vontade de continuar a oferecer iniciativas inovadoras que aproximam a marca da comunidade e reforçam a sua ligação com diferentes formas de expressão artística. Teremos ainda, em 2025, duas Ted Talks que acontecerão neste espaço, que anunciaremos brevemente. Para além disso, a CUPRA City Garage Lisboa, é um espaço que está sempre de portas abertas, de segunda a sábado, das 10h00 às 19h00, para quem procura inspiração, inovação e experiências únicas. Estamos localizados em plena Baixa Pombalina, mais concretamente na Rua Áurea, 64, e somos um espaço inspirado na cidade de Lisboa, onde qualquer visitante pode entrar, participar, vir tomar uma bebida ou um café e imergir num ambiente que celebra a criatividade, o design, a arte e tecnologia.
CNS - Como surgiu a ligação com o projeto MXGPU?
A parceria com o projeto MXGPU surge de forma natural, alinhando-se com o ADN disruptivo da CUPRA e a sua ligação à música eletrónica. Composta pelos reconhecidos artistas Moullinex e GPU Panic, a dupla MXGPU traz uma abordagem inovadora ao som e à performance visual, criando experiências imersivas que ressoam com o espírito da marca. Esta colaboração reforça a nossa aposta em expressões culturais contemporâneas e na criação de experiências únicas e disruptivas, que transcendem o universo automóvel, criadas a pensar nos nossos clientes e na comunidade.
Texto e entrevista em exclusivo para o Cultura e Não Só por Rui Costa Cardoso.