Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Monsieur Aznavour
Shahnour Vaghinak Aznavourian, que conhecemos pelo nome de Charles Aznavour, nasceu a 22 de Maio de 1924, em Paris, no seio de uma família de imigrantes arménios, o pai cantor e a mãe actriz. A faceta artística dos progenitores empurrou-o cedo para uma carreira na área, que iniciou aos nove anos no Théâtre du Petit Monde e, com trabalho e determinação, o lançou para o mundo.
Com uma carreira longa e um repertório imenso, Aznavour escreveu ou co-escreveu mais de mil canções, gravou 1200, cantou em seis línguas, lançou 91 álbuns de estúdio e vendeu mais de 180 milhões de discos. Muitas vezes comparado a Frank Sinatra, é ainda hoje considerado um dos maiores compositores da história da Música.
Para além da carreira musical, Aznavour participou em mais de 80 filmes e telefilmes e ficou também conhecido pela sua filantropia. Após o terramoto de 1988 na Arménia, uma tragédia onde dezenas de milhares de pessoas perderam a vida, criou a fundação Aznavour Pela Arménia e gravou, com a colaboração de mais de 80 outros artistas, a sua canção Pour toi Arménie, um registo filmado pelo cineasta também de origem arménia Henri Verneuil.
A canção vendeu mais de um milhão de discos e o cantor foi, depois, nomeado embaixador permanente na Arménia pela UNESCO. Aznavour faleceu em casa no dia 1 de Outubro de 2018, aos 94 anos, deixando um legado valiosíssimo na música e na cultura popular.
Com o actor Tahar Rahim como protagonista, e com argumento e realização de Mehdi Idir e Grand Corps Malade, este filme biográfico acompanha-o desde o momento em que encarou os holofotes pela primeira vez.
Locked: Sem Saída
O pouco escrupuloso Eddie está sempre em busca de uma oportunidade para ganhar dinheiro extra. Quando encontra uma carrinha de luxo destrancada, decide roubá-la. O que ele nunca poderia imaginar era que o veículo fosse uma armadilha projectada ao milímetro por um milionário com o intuito de castigar os criminosos.
Trancado dentro de uma viatura com vidros indestrutíveis e à prova de som, conduzido pelo seu captor que lhe vai dando ordens à distância, o jovem vai ser emocionalmente torturado, vivendo uma experiência que se transforma no pior pesadelo da sua vida.
Com produção de Sam Raimi, realização de David Yarovesky (“The Hive", “Brightburn - O Filho do Mal”) e argumento de Mariano Cohn, Gastón Duprat e Michael Arlen Ross, “Locked” conta com as actuações de Bill Skarsgård e Anthony Hopkins.
Branca de Neve
Era uma vez uma princesa muito amada que nasceu com uma pele tão clara que lhe deram o nome de Branca de Neve (aqui interpretada por Rachel Zegler). Algum tempo depois do falecimento da mãe, o rei casou-se com uma mulher arrogante, maléfica e vaidosa (Gal Gadot) que todos os dias se punha em frente a um espelho mágico para confirmar a sua maior obsessão: se continuava a ser a mais bela de todo o reino.
Mas quando Branca de Neve se transformou numa adolescente formosa e gentil que ameaçava ofuscar a madrasta, foi ordenado a um caçador que a levasse para a floresta, a matasse e trouxesse o seu coração como prova. Sem coragem para tal ignomínia, o caçador desobedeceu às ordens, largou-a à sua sorte e pediu-lhe que nunca mais regressasse ao palácio.
Desorientada e muito assustada com os perigos do bosque, a rapariga encontra pequenos animais que a guiam até à pequena cabana de sete anões amistosos que se tornam seus grande s amigos e que a vão fazer perceber que nunca mais estará sozinha. E serão eles que a ajudarão a enfrentar a rainha, que afinal é uma bruxa, e a restaurar a paz em todo o reino.
Produção dos estúdios Disney, com argumento de Erin Cressida Wilson e realizado por Marc Webb ("(500) Dias com Summer", "O Fantástico Homem-Aranha"), esta é uma recriação em imagem real do famoso filme de animação filmado, em 1937, por David Hand.
A história original é da autoria dos alemães Jacob (1785-1863) e Wilhelm Grimm (1786-1859), conhecidos como os Irmãos Grimm, que foram também responsáveis por alguns dos mais famosos contos infantis, entre eles “A Bela Adormecida”, “Capuchinho Vermelho”, “Cinderela”, “O Polegarzinho”, “Rapunzel” ou “Hansel e Gretel”.