segunda-feira, 22 de novembro de 2021

A ficção não tem segredos para Sephen King


O mestre do suspense está de regresso com uma coleção que reúne quatro peças literárias e que representa uma novidade irresistível da mais recente produção do autor. Se Tem Sangue são um conjunto de narrativas nas quais o mérito literário de Stephen King para descrever a alegria mais pura só encontra rival no mérito literário que exibe quando nos quer verdadeiramente assustar. Aqui ficam as quatro novelas reunidas nesta edição: O Telefone do Senhor Harrigan, A Vida de Chuck, Se Tem Sangue (que dá título a este livro) e A Ratazana.

King, publicado em exclusivo pela Bertrand Editora, é hoje considerado como um dos grandes mestres da moderna narrativa americana, um autor que concilia inquietação, entretenimento e qualidade literária como nenhum outro.

Sinopse

As novelas de Stephen King têm um lugar muito especial no corpo literário do autor, ficção curta mas igualmente impressionante, histórias que permanecem com o leitor muito tempo depois de terminada a leitura. Várias destas novelas têm sido adaptadas ao cinema, com grande sucesso – destacamos Conta Comigo, com o saudoso rosto de criança de River Phoenix, e Os Condenados de Shawshank. O vasto raio de ação de King está patente de forma espetacular nestas quatro peças literárias que agora são publicadas. Na novela que dá título à coleção, Holly Gibney (que conhecemos da trilogia Sr. Mercedes e de O Intruso) terá de enfrentar os seus medos e, possivelmente, um novo intruso – desta feita, sozinha. Em O Telefone do Senhor Harrigan, uma amizade intergeracional ganha uma perturbadora vida após a morte. A Vida de Chuck explora como cada um de nós, individualmente, guarda dentro de si uma multidão de rostos. Em A Ratazana, um escritor à procura de uma oportunidade debate-se com o lado negro da sua ambição. E se um dos grandes temas de King é a ideia do Mal, há dele quanto baste em Se Tem Sangue; mas também o seu oposto, que na ficção do autor se manifesta muitas vezes através da amizade. King recorda-nos que os prazeres do quotidiano são ainda mais gloriosos porque são fugazes, fugindo muitas vezes aos nossos olhos após o deslumbramento. É nestes momentos das narrativas que o mérito literário de Stephen King para descrever a alegria mais pura só encontra rival no mérito literário que exibe quando nos quer verdadeiramente assustar.

Sobre o Autor

Stephen King nasceu em Portland, no Maine, em 1947. Após o divórcio dos pais, ainda criança, foi criado pela mãe, Nelly Ruth Pillsbury King. Licenciou-se em Inglês na Universidade do Maine, em 1970, com uma especialização em Ensino. Conheceu a mulher, Tabitha Spruce, nos corredores da biblioteca da universidade, onde ambos trabalhavam enquanto estudantes. Casariam em 1971. Publica o seu primeiro romance, Carrie, em 1974, cujo contrato de edição lhe permitiu abandonar o ensino e dedicar-se em exclusivo à escrita. Depois? Depois é história. ‘Salem’s Lot, que a Bertrand trará às livrarias numa nova edição em breve, The Shining, The Stand – A Dança da Morte, Samitério de Animais, It – A Coisa, Misery ou A História de Lisey, entre outros, e todos publicados pela Bertrand Editora, fazem de King um dos grandes mestres da moderna narrativa americana, um autor que concilia inquietação, entretenimento e qualidade literária como nenhum outro. Recebeu a National Book Foundation Medal for Distinguished Contribution to American Letters em 2003 e a National Medal of Arts em 2014.