quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA de volta ao formato presencial


O Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA está de regresso ao formato presencial, depois de um ano de interrupção devido à pandemia da Covid-19. Para além dos artistas que irão ser premiados este ano, será também homenageado o trabalho dos nove atores e atrizes galardoados remotamente no ano passado. A 14ª edição deste prémio que presta homenagem pública ao trabalho de interpretação dos atores portugueses – e cujos júris anuais são exclusivamente compostos por atores – terá lugar no dia 7 de dezembro no Teatro da Trindade, em Lisboa.

Almeno Gonçalves, Luísa Cruz e Teresa Faria são os jurados da edição deste ano. Durante o dia decorrerão as “Jornadas para o Ator”, destinadas a aproximar os jovens atores do mundo do audiovisual. Haverá uma sessão #makethemost dedicada à partilha de conhecimento sobre formas de acesso aos fundos europeus para a cultura.

“Este ano regressamos felizmente à celebração presencial, sinal de que estamos a voltar à normalidade e à retoma das iniciativas culturais já com público”, afirma Mário Carneiro, diretor-geral da Fundação GDA. “Fazemos questão de homenagear, não apenas os premiados desta edição, mas também os que no último ano não tiveram a oportunidade de serem honrados numa cerimónia pública”. No ano passado, não tendo a possibilidade de realizar a cerimónia de entrega de prémios presencialmente, a GDA decidiu atribuir três prémios por cada categoria, ao invés de um, como é habitual.

“A valorização do trabalho dos atores portugueses é tanto mais importante quanto o cinema português que tem, nos últimos anos, obtido um reconhecimento internacional cada vez maior da sua qualidade”, afirma Mário Carneiro. “Depois de prémios importantes para filmes em festivais como Veneza, Locarno, Hamburgo, San Sebastian, Chicago ou Tóquio, entre outros, será agora a vez da GDA distinguir especificamente o trabalho de atores que neles participam”.