sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Prémio Literário José Saramago - Um Prémio Literário para a continuidade da literatura em língua portuguesa


Instituído para celebrar a atribuição do Prémio Nobel da Literatura de 1998 a José Saramago e pensado como instrumento para a defesa da língua através do estímulo ao surgimento de jovens escritores, o Prémio Literário José Saramago reconheceu muitos daqueles que se tornaram os mais destacados autores de língua portuguesa das últimas duas décadas.

Ao longo das suas 11 edições, o Prémio Literário celebrou José Saramago e pugnou pela afirmação da cultura em língua portuguesa, estimulando a criação literária, promovendo e valorizando o nosso património linguístico e encorajando a publicação de novos autores no espaço da lusofonia.

Passados mais de 20 anos sobre a criação do Prémio Literário José Saramago, e na sequência da interrupção do mesmo imposta pela pandemia de COVID-19, a Fundação Círculo de Leitores realizou um balanço crítico sobre o que mudou nestas duas décadas, enformando importantes mudanças sociais que importa reconhecer e incorporar na mecânica do mesmo.

A Fundação Círculo de Leitores, em articulação com a Fundação José Saramago, vem, assim, anunciar a realização da 12.ª edição do Prémio Literário José Saramago, informando que, a partir desta edição, o Prémio passará a distinguir obras de ficção inéditas de autores da lusofonia até aos 40 anos. Como forma de perpetuar o espírito de Saramago, o Prémio passará a ter como jurados escritores anteriormente galardoados com o prémio – José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo e Bruno Vieira Amaral, nesta 12.ª edição.

Atribuindo um prémio pecuniário de 40.000,00€, o galardão oferecerá simultaneamente ao vencedor a publicação da obra vencedora em Portugal (pelo Grupo Porto Editora) e no Brasil (pela Globo Livros), bem como a distribuição da mesma em todos os países da lusofonia.

Serão também atualizados o regulamento e o processo de apresentação de candidaturas, sendo que estas decorrerão a partir de janeiro de 2022, sob pseudónimo, em plataforma online criada para o efeito, que será em breve divulgada e na qual se disponibilizará ainda o regulamento oficial.

O vencedor da 12.ª edição do Prémio Literário José Saramago será anunciado em cerimónia pública que decorrerá no último trimestre de 2022, em data a comunicar oportunamente.

Paulo Oliveira, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Círculo de Leitores, afirmou que «esta nova configuração do Prémio Literário José Saramago responde ao contexto atual, atraindo novas gerações para a criação literária através da participação dos “herdeiros de Saramago”, que honram e potenciam o legado do nosso prémio nobel.»

Por sua vez, Guilhermina Gomes, Presidente do Júri do Prémio Literário José Saramago, mostrou-se «entusiasmada pelas novas possibilidades que esta configuração do Prémio permite, potenciando o futuro com total respeito pelo legado incrível que queremos preservar.»

Pilar del Río, Presidenta da Fundação José Saramago, comentou que «esta nova configuração do Prémio mostra o dinamismo do legado de Saramago, sincronizando-se com o ano de celebração do centenário do nascimento do nosso autor.»