quarta-feira, 24 de novembro de 2021

«No Seu Mundo» de Jodi Picoult


Um adolescente com síndrome de Asperger, Jacob, vítima de opressão e discriminação sociais, é acusado de homicídio. Emma, a mãe, está determinada a provar a inocência do filho, mas sobre a família paira a interrogação: terá Jacob cometido o crime?

No Seu Mundo é um romance que abalará as emoções de leitoras e leitores. Uma obra que nos oferece uma leitura sobre o que significa ser diferente na nossa sociedade, sobre como o Asperger, uma perturbação do espectro do autismo, pode afetar a dinâmica de uma família e sobre como o sistema jurídico pode até funcionar bem para pessoas que comunicam de uma determinada maneira… mas é cruel para aqueles que não o conseguem fazer da maneira habitual. A precisão literária de que a autora se serve para abordar o tema, e a própria ciência forense, é valiosa e meritória.

Sinopse

Jacob Hunt é um adolescente com síndrome de Asperger. Incapaz de interpretar pistas sociais ou de se expressar segundo os padrões de sociabilidade universais quando frente a frente com outras pessoas, é, apesar disso, um ser humano brilhante em muitos aspetos. A sua atenção converge, contudo, para um tópico muito particular – a ciência forense. Através de um aparelho que guarda no seu quarto consegue aceder à frequência de rádio da polícia e, dessa forma, identificar vários locais de crime, nos quais aparece depois dizendo invariavelmente aos polícias como devem fazer o seu trabalho – e as suas indicações são quase sempre acertadas. No entanto, quando a pequena comunidade onde vive é abalada por um homicídio terrível, todas as pistas apontam para ele. O comportamento de Jacob apresenta os traços distintivos do Asperger, mas é simultaneamente o comportamento de um suspeito culpado aos olhos dos agentes. E, de súbito, a família Hunt dá por si no centro das atenções. Para Emma, a mãe de Jacob, é um lembrete brutal da intolerância e incompreensão que sempre assolaram a sua família. Para Theo, irmão mais novo, apenas mais um indicador de que, graças a Jacob, nada na sua vida é normal. Emma está determinada a provar a inocência do seu filho, mas sobre esta família paira a mais terrível de todas as interrogações: foi Jacob quem cometeu o homicídio?

Sobre a Autora

Jodi Picoult, uma das romancistas mais populares da atualidade, nasceu em 1966, em Long Island, Nova Iorque. Licenciou-se em Escrita Criativa pela Universidade de Princeton – Picoult foi eleita como um dos dez mais influentes antigos alunos, numa lista que conta com personalidades como Michelle Obama ou Jeff Bezos – e obteve, depois, o grau de Mestre em Educação pela Universidade de Harvard. Autora bestseller n.º 1 do New York Times, os seus romances encontram-se traduzidos para trinta e quatro línguas, em trinta e cinco países – e muitos deles foram adaptados ao cinema. Com uma vasta bibliografia, Picoult foi galardoada com diversos prémios, dos quais destacamos o New England Bookseller Award for Fiction, o Lifetime Achievement Award for Mainstream Fiction, atribuído pela Romance Writers of America, o Alex Award, atribuído pela Young Adult Library Services Association, e o Sarah Josepha Hale Award.