terça-feira, 16 de novembro de 2021

A Mais Secreta Memória dos Homens


A Quetzal anunciou que acaba de adquirir os direitos de publicação do vencedor do prestigiado Prémio Goncourt 2021, Mohamed Mbougar Sarr. 

A Mais Secreta Memória dos Homens é o título do romance galardoado, já vendido para trinta países e cuja edição portuguesa chega às livrarias em 2022, com a elegante tradução de Cristina Rodriguez e Artur Guerra. Considerado pelo júri francês como um «hino à literatura», este é o terceiro livro de Mohamed Mbougar Sarr, nascido em 1990, no Senegal, o que o torna no mais jovem vencedor do Prémio Goncourt desde Patrick Grainville, em 1976. 

A Mais Secreta Memória dos Homens é um romance magistral, inspirado no destino nefasto do escritor maliano Yambo Oulologuem. A sua ação centra-se em torno do senegalês T.C. Elimane e do seu livro O Labirinto do Inumano. Elimane desapareceu sem deixar rasto, do mesmo modo que parece não haver provas físicas da existência da obra. Décadas volvidas, outro jovem do Senegal aspirante a escritor, Diégane Latyr Faye, deambulando por Paris, encontra o livro. Estão lançados os primeiros passos numa epopeia extraordinária, que cruza geografias e gerações, as grandes tragédias da História, a vida e a obra dos escritores, na demanda, justamente, da mais secreta memória dos homens.