quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Estreias de cinema de 18 de Novembro de 2021


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



O Meu Primo Desajeitado

Pierre, responsável máximo de uma grande empresa, dedica-se de corpo e alma aos negócios. Essa entrega fez com que, durante anos, tenha descurado mulher, filhos e praticamente toda a sua vida pessoal. Ao reunir-se com o primo Adrien, proprietário de 18% das acções, para renovar o contrato de gestão, não estava à espera que ele se mostrasse tão interessado em ver-se envolvido nas decisões. Muito preocupado com a intromissão do primo e sem qualquer vontade de dividir responsabilidades, Pierre vai tentar de tudo para lhe dissipar o entusiasmo e voltar sossegadamente ao trabalho. 
Uma comédia realizada por Jan Kounen ("Dobermann", "As Aventuras de Blueberry"), que escreve o argumento em parceria com Fabrice Roger-Lacan e Vincent Lindon (que também protagoniza). Para além de Lindon, o elenco conta com François Damiens, Pascale Arbillot e Alix Poisson. 



Irregular

Gabriel é casado com Patrícia e pai de Michelle, uma menina de dez anos. A vida deles é tranquila até ao dia em que ele comete o erro de deixar a filha no carro para fazer uma compra numa estação de serviço. Quando regressa, percebe que a criança desapareceu e que, no seu lugar, está um rapaz que nunca viu. Ainda a tentar perceber o que se passa, vê a filha ser arrastada por dois homens para dentro de uma carrinha preta que, entretanto, desaparece na autoestrada. O seu pânico ganha novas proporções quando entra em casa e, no lugar de Patrícia, está uma desconhecida que afirma ser sua mulher.
Um "thriller" de acção realizado por Diogo Morgado, segundo um argumento seu e do seu irmão Pedro, com quem também trabalhou em "Malapata" (2017) e "Solum" (2019). Pedro Teixeira, Júlia Belard, Margarida Serrano, Diogo Faria e Maria Botelho Moniz dão vida às personagens. 



Colónia

Num futuro não muito distante, depois de várias calamidades assolarem o planeta Terra, os seres humanos foram obrigados a fugir e estabelecer uma colónia no planeta Kepler 209. Mas, apesar de suportar vida, Kepler tem um nível de radiação de tal modo elevado que torna estéreis os seus habitantes, frustrando todas as tentativas de reprodução natural ou medicamente assistida. Duas gerações após a retirada, percebendo o quão ameaçada está a espécie humana, é criado um programa para avaliar o possível retorno à Terra. Um grupo de astronautas é então enviado para investigar as condições. Contudo, devido a uma falha de sistema, a aterragem corre mal e apenas Louise Blake sobrevive. Numa primeira avaliação, a cientista descobre que, apesar da aridez da paisagem, o planeta continua habitado por humanos, que se foram adaptando e sobrevivendo. E ao reflectir sobre as implicações da vinda dos habitantes de Kepler, ela depara-se com um enorme conflito moral.
Escrito e realizado pelo suiço Tim Fehlbaum (“Hell”), um filme de ficção científica com Nora Arnezeder, Iain Glen, Sarah-Sofie Boussnina e Joel Basman nos principais papéis.