quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Estreias de cinema de 25 de Novembro de 2021


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:


Caça-Fantasmas: O Legado

Sem dinheiro mas decidida a começar de novo, Callie muda-se com Trevor e Phoebe, os filhos adolescentes, para a pequena cidade de Summerville, Oklahoma. A ideia é ficar a viver na grande e decrépita mansão que herdou do pai. Ao correrem todos os cantos da propriedade, os miúdos vão fazer uma descoberta fenomenal: toda a parafernália do avô, usada nas missões de salvamento dos icónicos Caça-Fantasmas, um grupo de investigadores do paranormal muito famoso no passado. Quando a cidade é atacada por estranhas criaturas vindas do subsolo, os dois irmãos juntam-se aos novos amigos para uma grande caçada, transformando-se nos sucessores dos Caça-Fantasmas.
Com realização e argumento de Jason Reitman e produção de Ivan Reitman – pai de Jason  e  realizador d’“Os Caça-Fantasmas” original de 1984 –, chega esta nova comédia de aventura sobre o paranormal. Com o regresso de Bill Murray, Dan Aykroyd, Ernie Hudson, Sigourney Weaver e Annie Potts às personagens que interpretaram na década de 1980, esta sequela conta ainda com Carrie Coon, Finn Wolfhard, Mckenna Grace e Paul Rudd.



Benedetta

Itália, final do século XVII. Aos nove anos de idade, Benedetta foi entregue ao Convento de Madre de Deus, na localidade de Pescia, Toscana. Já adulta, com uma fé fervorosa, começa a ter visões da Virgem Maria e de Jesus Cristo, que acredita tê-la escolhido para sua noiva. Um dia, chega ao convento Bartolomea, uma jovem noviça que se torna companheira de cela de Benedetta e que a acompanha em todas as horas do dia. À medida que se conhecem, as duas tornam-se cada vez mais próximas, até surgir uma paixão carnal que vai contra todos os cânones da Igreja. 
Estreado no Festival de Cinema de Cannes, e realizado por Paul Verhoeven ("Delícias Turcas", "Robocop - O Polícia do Futuro", "Soldados do Universo", "O Homem Transparente", "Livro Negro"), este drama erótico tem por base o livro biográfico “Actos Impuros” (1986), de Judith C. Brown sobre Benedetta Carlini (1590-1661).



Casa Gucci

Com realização de Ridley Scott e argumento de Roberto Bentivegna, este filme tem por base a obra biográfica “The House of Gucci: A Sensational Story of Murder, Madness, Glamour, and Greed”, escrita em 2001, por Sara Gay Forden. Conta a história de Patrizia Reggiani, uma mulher de origem humilde que mudou radicalmente o estilo de vida quando, em 1972, se casou com o multimilionário Maurizio Gucci, neto de Guccio Gucci, fundador da famosa marca italiana de moda. Depois de um casamento de 15 anos e um sem-número de quezílias familiares, o casal separou-se. Indignada por saber que o ex-marido tinha recomposto a sua vida e estava prestes a casar-se novamente, Patrizia tomou uma decisão que mudaria, para sempre, a vida de todos. O elenco, dominado por veteranos, inclui Lady Gaga, Salma Hayek, Jared Leto, Al Pacino, Adam Driver e Jeremy Irons.