segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Um manifesto pessoal de Michaela Coel



Como um grito de guerra, cheio de humor e sabedoria, Michaela Coel, criadora e protagonista da série I May Destroy You, faz uma reflexão mordaz sobre raça, classes sociais e a agressão sexual que sofreu. Inadaptados é um testemunho pessoal que a atriz proferiu, pela primeira vez, numa palestra para jornalistas e profissionais da indústria televisiva, em 2018.

«Há quanto tempo, pergunto-me, é que tenho este hábito de contar o terror com um sorriso, sob a luz dos holofotes mas a recordar histórias de uma escuridão profunda?», escreve Michaela Coel, que acaba de vencer o Emmy de Melhor Argumento para Minissérie.

«Como qualquer outra experiência traumática que tive, tem sido terapêutico escrever sobre esta agressão sexual e transformar ativamente uma narrativa de dor numa de esperança e até de humor. E poder partilhá-la convosco, como parte de um drama ficcional na televisão, porque acho que a transparência ajuda». Inadaptados chega a Portugal a 18 de novembro, com tradução de Joana Neves.

Sinopse

Inadaptados é uma reflexão sensível, divertida e radicalmente honesta sobre questões de raça, classe e género e a interseção destas dimensões na arte e nas aspirações dos seus criadores. Usando alegorias poderosas e episódios pessoais impactantes – desde a infância passada no East End à sua descoberta do teatro e à paixão por contar histórias –, Michaela Coel submerge-nos na sua experiência e fala-nos de como lidou com o trauma, de como aprendeu a aceitar as metamorfoses da vida e de como se tornou uma ativista pela transparência total e pela inclusão. Inadaptados é um apelo à honestidade, à empatia e à inclusão. Um testemunho apaixonante sobre a importância de quem está à margem e o poder de dizer «não».

Sobre o Autor

Michaela Coel é a criadora dos êxitos televisivos Chewing Gum e I May Destroy You. O seu trabalho como atriz e argumentista foi premiado pelos Emmy, BAFTA, Royal Television Society, Broadcasting Press Guild e NAACP. I May Destroy You foi nomeada para 9 Emmy, incluindo as 4 categorias principais, e venceu o galardão de Melhor Argumento para Minissérie. Em 2020, a revista Time incluiu Michaela Coel na sua lista Time 100 de líderes que vão transformar o futuro e a Vogue considerou-a uma das 100 mulheres mais influentes da atualidade. Inadaptados é o seu primeiro livro.