segunda-feira, 15 de novembro de 2021

«Tempo de Clemência» de John Grisham


Jake Brigance é um advogado que, apesar das difíceis situações em que Grisham o coloca, nunca deixa de lutar por uma correta aplicação da lei. Desta feita, um rapaz de 16 anos é acusado de assassinar um agente da autoridade… mas em que circunstâncias? O processo seguirá o seu curso, e uma sentença inicialmente inconcebível parece agora ser um desfecho sem surpresas. Conseguirá Brigance assegurar a coincidência entre sensatez e justiça? Tempo de Clemência põe o leitor perante questões já anteriormente trabalhadas por Grisham, mas que surgem agora com renovado fulgor, nomeadamente a violência doméstica, a legalização do aborto e os critérios morais que enquadram a pena de morte.
Sinopse

Clanton, Mississippi, 1990. Jake Brigance vê-se envolvido num julgamento complexo quando é nomeado advogado de Drew Gamble, um tímido rapaz de 16 anos acusado de assassinar um agente das forças de segurança locais. São muitos os que em Clanton desejam um julgamento rápido e a pena de morte, mas Brigance descobre que há mais nesta história do que pode parecer à primeira vista. O seu empenho feroz em salvar Drew da câmara de gás porá a sua carreira, a sua estabilidade financeira e a segurança da sua família em jogo. Aquele que poderá ser o mais pessoal e perfeito thriller jurídico da carreira, já lendária, de John Grisham, oferece uma oportunidade para que aprofundemos a nossa ligação com a icónica cidade de Clanton, no sul dos Estados Unidos, e com alguns dos mais bem urdidos personagens do autor, queridos de tantos leitores. O resultado final é um romance absolutamente gratificante que é, em simultâneo, espelho dos nossos dias e intemporal, com vivacidade de espírito e emoções fortes em igual medida – acima de tudo, uma lição de coragem e compaixão. Depois de Tempo de Matar e de A Herança, é agora chegado Tempo de Clemência, o mais poderoso thriller jurídico de Grisham.

Sobre o Autor

John Grisham nasceu no Arkansas em 1955. Antes de se dedicar à escrita a tempo inteiro, licenciou-se em Direito, exerceu advocacia durante 60 a 70 horas por semana e tornou-se um profundo conhecedor do sistema jurídico norte-americano. Toda a sua obra literária, que se inicia em 1989 com a publicação de Tempo de Matar (primeiro livro da série Jake Brigance, de que, após A Herança, a Bertrand Editora publica agora Tempo de Clemência), colhe inspiração na sua experiência profissional do passado. Com vendas superiores a 300 milhões de exemplares em todo o mundo e traduções em 40 línguas, Grisham é um autor que ocupa permanentemente os lugares cimeiros nas listas de bestsellers. A sua enorme popularidade e a mestria da sua escrita fazem do mestre do thriller jurídico um autor cujas obras literárias são frequentemente alvo de adaptações cinematográficas de grande qualidade. 

Uma nota final. Grisham interrompeu, brevemente, a sua carreira literária para honrar uma promessa feita ainda enquanto advogado: representar a família de um guarda-freio morto quando ficou preso entre duas carruagens. Após preparar o seu caso com a mesma paixão e dedicação dos protagonistas dos seus romances, Grisham foi bemsucedido na defesa dos interesses dos seus clientes, garantindo uma indemnização de mais de 600 mil dólares para a família.