quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

"A Arca", de Monica Wood

A Asa edita "A Arca", romance da escritora e dramaturga norte-americana Monica Wood, intitulado "um clássico moderno" pelo The York Times que elogiou a "escrita elegante e atenta ao lado trágico e apaixonante da vida".

Ernie Whitten está a viver as semanas finais de uma história de amor. Marie, sua mulher há 45 anos, vai morrer em breve. Homem pragmático, Ernie nunca partilhara – nem percebera, na verdade – o gosto de Marie pela arte. Mas ele está a mudar, e decide inesperadamente participar num concurso artístico na universidade local. O projeto de Ernie – uma arca inspirada na Arca de Noé – rapidamente se torna um bálsamo para a relação de ambos. Marie adora observá-lo no jardim a construir a peça excêntrica, e Ernie alimenta-se da atenção dela. Pouco a pouco, a arca torna-se o símbolo da solidez do casamento deles.

À medida que a arca vai ganhando forma, também as vidas dos que o rodeiam se transformam. Dan Little, um funcionário da câmara incumbido de multar Ernie pela sua construção não autorizada, faz uma descoberta importante sobre si próprio. Francine Love, uma precoce menina de 13 anos, encontra esperança num lugar inesperado.

O poderoso Henry John McCoy resolve recuperar o tempo e o amor da filha. E há ainda Pumpkin Pie, o cão embaraçoso que coloca Ernie perante as suas próprias fragilidades. Estas são apenas algumas das histórias e das vidas que a pequena comunidade põe em rota de colisão, para o melhor e o pior.

O que resulta é uma homenagem à tenacidade e grandeza do espírito humano. E são raros os escritores que conseguem captar a sublime beleza das vidas comuns como o faz Monica Wood.