segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Museu da Farmácia dedica programação de Fevereiro ao Amor

Ao longo do mês de fevereiro, o Museu da Farmácia, em Lisboa, vai dar destaque ao tema do Amor com uma programação especial completamente dedicada ao romance e que inclui uma visita temática sobre sexualidade, um almoço romântico com vista para o Tejo, uma tertúlia sobre erotismo e um concerto inspirado em Sherlock Holmes.

As atividades têm como objetivo celebrar o Dia dos Namorados.

Tertúlia “A Sensualidade e o Erotismo na Ilha dos Amores”

A tertúlia “A Sensualidade e o Erotismo na Ilha dos Amores” pretende celebrar os 450 anos da publicação de Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, tendo por base a Ilha dos Amores. A sensualidade e o erotismo, o ritmo cardíaco do Amor, a verdade ou não do mito do coração partido e os remédios para a sua cicatrização, serão alguns dos temas em debate.

A conversa conta com a presença de Brenda Moura (Médica Cardiologista), António Camões Gouveia (Professor na Universidade Nova) e José Pacheco (Sexólogo). A tertúlia será também transmitida no Facebook do Museu da Farmácia e não requer inscrição prévia para assistir em modo virtual.


Dia dos Namorados no Museu da Farmácia

No Dia dos Namorados, o Museu da Farmácia propõe a realização da visita temática "5000 Anos da História da Sexualidade”, que oferece um novo olhar sobre a história da sexualidade e as diversas formas de a assumir. Esta visita conta também com a exposição de diversas peças do Museu, como placas de unguentos egípcios, amuletos romanos, cintos de castidade, vibradores medicinais e preservativos, que permitem abordar e refletir sobre sedução, castigo, proteção e saúde.

Para celebrar o dia mais romântico do ano, o Museu da Farmácia convida ainda a um almoço romântico no Pharmacia Felicidade, com vista para o Tejo, que oferece uma ementa diversificada e requintada.:

14 de fevereiro | 14H30 e 18H30 | Museu da Farmácia Lisboa


Concerto “A paixão de Sherlock Holmes pelo violino”

O Museu da Farmácia propõe um concerto inspirado na intensa paixão pelo violino, pela ópera e por música clássica de Sherlock Holmes. Para a personagem, a música era como um medicamento para a concentração e relaxamento emocional, sendo possível confirmar este gosto em vários momentos das suas aventuras ficcionais.

O concerto resulta de uma parceria entre o Museu da Farmácia e a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, sob a direção de Joana Cipriano.:

21 de fevereiro | 18H30 | Museu da Farmácia Lisboa