quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Ganbatte, de Nobuo Suzuki

Nobuo Suzuki – sapiente pseudónimo criado pelos autores de Ikigai – viva bem até aos cem – revela o método japonês da resiliência e da superação. Ganbatte já está nas livrarias de todo o país  com o selo da Albatroz.

Proveniente de um verbo japonês, ganbaru , o título deste livro pode ser traduzido como «fazer o melhor possível» ou «não desistir». É certo que esta é uma máxima universal, mas à qual os japoneses prestam especial atenção, repetindo-a em várias ocasiões, lembrando que o esforço é mais importante do que a sorte. Desta forma, independentemente do desafio ou da ocasião, preparam-se para fazer tudo o que podem, o melhor que sabem, garantindo que se algo não correr como expectável, terá sido fruto do acaso ou de circunstâncias que estão para lá do seu controlo.

Numa comparação com a fábula da cigarra e da formiga, Nobuo Suzuki entende que o talento é mais comum do que a perseverança, mas que sozinho de nada serve, lembrando que, especialmente em tempos de adversidade, é fundamental que cada um seja capaz de aproveitar o seu potencial, alimentar o seu génio e seguir em frente, ultrapassando os obstáculos com otimismo e resiliência. Através de quase meia centena de pequenas histórias e contos inspiradores, este livro promete ajudar os leitores a fazerem sempre o melhor possível.


Sinopse

Nunca desistas, segue em frente.

Em tempos de dificuldades e desafios, muitos sentem que devem reconstruir a sua vida. Os japoneses têm na filosofia do ganbatte o segredo para renascer das cinzas uma e outra vez.

Ganbatte ensina-o a superar todos os obstáculos e a seguir em frente, para alcançar qualquer objetivo a que se tenha proposto. Com este livro inspirador, saberá como aplicar no dia a dia a tenacidade e a resiliência dos japoneses. Aconteça o que acontecer, siga em frente com entusiasmo, amor e persistência. Aguarda-o uma travessia única, uma viagem exclusivamente sua. Acima de tudo, acredite em si mesmo e na sabedoria do seu coração.

PVP: 15,50€