terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

O plano diabólico de Himmler para justificar o Holocausto



A Casa das Letras edita “O Delírio Nazi, Os Académicos de Himmler e o Holocausto”, da jornalista canadiana Heather Pringle, sobre o plano do III Reich para conseguir provas falsas, assentes em factos forjados, para demonstrar a superioridade da raça ariana e justificar o extermínio dos judeus na Solução Final.

Heinrich Himmler, o segundo homem mais poderoso da Alemanha nazi, estava convencido de que a ciência ignorava os feitos heróicos de uma raça superior: os arianos. A convicção do líder das SS, povoada por homens e mulheres louros e de olhos azuis, não passava de pura fantasia – mas era inabalável. Em 1935, fundou um instituto de investigação, Ahnenerbe, no âmbito das SS, destinado a produzir alegadas provas arqueológicas dessa e de outras ficções do III Reich.

Para alcançar o objetivo, que mais não era do que reescrever a história da Humanidade, o arquiteto da Solução Final recrutou uma mistura bizarra de aventureiros, místicos e, também, mais de uma centena de respeitáveis cientistas e académicos alemães. As finalidades de tão excêntrica missão, que passaria por expedições a lugares como o Tibete, o Iraque ou a Finlândia, eram decididamente políticas – e, como não tardaria a verificar-se, teriam efeitos criminosos.

Depois da II Guerra Mundial, um oficial norte-americano escreveu num relatório que Himmler, de acordo com um antigo SS que acabava de interrogar, estava convencido de que a raça ariana não era o resultado de uma evolução, mas viera diretamente do Céu para se instalar no continente perdido da Atlântida. A fonte da informação não era um soldado traumatizado pelos campos de batalha, mas um zoólogo e antigo herói da ciência nazi, Ernst Schäfer, que pertencera à organização criada por Himmler.  

Baseado num trabalho de investigação meticuloso, “O Delírio Nazi” relata os delírios e excessos mas, acima de tudo, a manipulação política da ciência para conseguir resultados verdadeiramente monstruosos.

Sobre a Autora

Heather Pringle é uma jornalista canadiana que escreve sobre ciência e, sobretudo, arqueologia. Antes de se dedicar à escrita, foi investigadora num museu e editora de livros. O Delírio Nazi é sobre as tentativas pseudocientíficas de Himmler para provar a superioridade de uma alegada raça ariana, ganhou o prémio de não ficção Hubert Evans.