sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

RARET - A Guerra Fria Combatida a Partir da Charneca Ribatejana


“RARET - A Guerra Fria Combatida a Partir da Charneca Ribatejana” – a tese de mestrado de Vítor Herdeiro, aluno do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, que serviu de inspiração para a série portuguesa “Glória”, a primeira produção nacional a ser transmitida pela Netflix –, foi adaptada a livro, publicado pela editora Edições 70, chancela do Grupo Almedina.

A dissertação de mestrado de Vítor Herdeiro foi dedicada à emissora de rádio que, entre 1951 e 1996, emitia propaganda ocidental para os países do bloco de Leste. “Uma emissora norte-americana transmitir conteúdos radiofónicos – produzidos em Nova Iorque e em Munique – a partir de uma pequena aldeia do Ribatejo durante 45 anos, é uma história rica e empolgante!”, afirma Vítor Herdeiro, o autor da tese. “Para mim teve particular interesse investigar um tema tão pouco conhecido pelos portugueses”.


No final de 1950, Lincoln MacVeagh, embaixador dos EUA em Portugal, procurou obter o apoio de Oliveira Salazar para combater a expansão do comunismo na Europa, através da construção – em território português– de um centro de retransmissão Radio Free Europe (RFE). Esta era uma organização patrocinada pelo National Committee Free Europe (NCFE), fundado nos EUA em 1949 e financiada pela CIA e pelos dinheiros do projeto de angariação de fundos Cruzada pela Liberdade (Crusade for Freedom), criado por esta agência norte-americana. 
 
Cinco meses depois do primeiro encontro entre MacVeagh e Salazar, foi constituída a Sociedade Anónima de Rádio Retransmissão (RARET), no dia 10 abril de 1951. A RARET instalou-se em Glória do Ribatejo – uma antiga freguesia do concelho de Salvaterra de Magos – e serviu como meio de difusão de propaganda das democracias ocidentais, retransmitindo as emissões da RFE durante os anos da Guerra Fria – de 1947 até a dissolução da União Soviética, em 1991 – atravessando o período do Estado Novo e perdurando após a queda do Muro de Berlim. 

“A RARET resultou de uma aliança luso-americana escondida aos portugueses nos primórdios da Guerra Fria”, afirma Vítor Herdeiro. “É natural que Salazar a tenha tentado omitir, uma vez que Portugal estava, desse modo, a aliar-se aos americanos na promoção da democracia de outros países o que, atendendo à época e ao regime ditatorial imposto pelo próprio era, no mínimo, contraditório.”  

A tese do Iscte procurou entender e expor a relação entre as autoridades portuguesas e a RFE, assim como a participação de Portugal na luta anticomunista e antissoviética promovida pelos EUA.  A tese serviu também para inspirar a produção de “Glória”, a série com o maior orçamento de sempre na história da produção nacional.