terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

O Dilema Siberiano, de Martin Cruz Smith

Martin Cruz Smith é um dos grandes nomes do thriller, com especial enfoque na atmosfera da Guerra Fria e pós-URSS. O Dilema Siberiano, que a Bertrand Editora publica a 17 de fevereiro, é o novo romance da saga Arkady Renko – com a qual o autor se celebrizou –, de que já publicámos Tatiana. Apesar de integrar uma série, este livro pode ser lido autonomamente, mas sem dúvida que os fãs de Cruz Smith não quererão perder pitada.

Arkady Renko é uma figura incómoda na Rússia de Putin e neste thriller vamos na sua companhia até aos meandros da política sombria do Kremlin – e de homens incrivelmente ricos e poderosos, cujas intenções se regem pelo secretismo.


Sinopse

Tatiana Petrovna, jornalista de investigação, está embrenhada numa nova reportagem. Arkady Renko, o lendário investigador moscovita, e amante de Tatiana, não tem notícias dela desde que partiu há já mais de um mês. E quando não a vê chegar no comboio previsto, Arkady tem a certeza de que algo se passa, não estivessem os inimigos de Tatiana dispostos a tudo para a silenciar.

Desde as margens do lago Baical até Chita, no coração da Dauria russa, Arkady vai colhendo os elementos que permitem desvendar o alvo da investigação de Tatiana: Mikhail Kuznetsov, dissidente político e o novo delfim do petróleo, um homem agora de regresso a casa e em ascensão – o único capaz de fazer sombra a Vladimir Putin.

Embora Kuznetsov aparente ser o candidato perfeito para combater a corrupção que mina o Kremlin, a sua reputação sofre um rude golpe quando Boris Benz, seu sócio e melhor amigo, é descoberto sem vida. Numa terra de xamãs e noites gélidas, magnatas do petróleo do Norte e monstros marinhos que se diz habitarem o lago mais profundo do planeta, Arkady Renko terá de se servir das suas melhores capacidades de investigação para resgatar Tatiana sã e salva.

Martin Cruz Smith, num novo volume desta sua série memorável, transporta os seus leitores para o longínquo frio siberiano, onde continuam a reinar figuras políticas obscuras e oligarcas sem passado, oferecendo neste thriller um panorama da Rússia contemporânea – trespassada pela habitual argúcia da sua escrita. 

PVP: 16,60 €