quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Estreias de cinema de 17 de Fevereiro de 2022



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



O Homem Que Matou Don Quixote

Para a conclusão dos estudos cinematográficos, Toby Grummett (Adam Driver) viajou até Espanha para filmar uma versão da história de Dom Quixote, a obra imortal de Miguel de Cervantes (1547-1616). Como protagonista escolheu Javier (Jonathan Pryce), um sapateiro local sem qualquer experiência na representação, mas que assumiu a personagem de um modo convincente e comovedor. Dez anos passaram, Toby tornou-se um realizador bem-sucedido e regressa a Espanha para fazer um "remake'' da sua primeira obra, desta vez com as vantagens de uma equipa de actores e técnicos qualificados e de um orçamento a condizer. Apesar de todas as condições ao seu dispor, depara-se com um bloqueio criativo, que tenta ultrapassar ao visitar as pessoas com quem filmou anos antes. É então que descobre que Javier, agora mais velho e um pouco senil, se convenceu de que é realmente Dom Quixote e que Toby é nada mais, nada menos do que Sancho Pança, o seu escudeiro e parceiro de aventuras. 
Estreado, em 2018, no Festival de Cinema de Cannes, e com assinatura de Terry Gilliam (um dos fundadores do colectivo britânico de humor Monty Python), esta comédia é uma co-produção entre Portugal (pela Ukbar Filmes), Espanha, França, Bélgica e Reino Unido. Para além de Driver e Pryce nos papéis principais, o elenco conta ainda com Jason Watkins, Stellan Skarsgard e a portuguesa Joana Ribeiro. 



Uncharted

Descendente do lendário navegador inglês Francis Drake, Nathan "Nate" Drake (Tom Holland) herdou dele a paixão pela História e o espírito aventureiro. Um dia, cruza-se com Victor "Sully" Sullivan (Mark Wahlberg), que busca um tesouro perdido há 500 anos, que outrora pertenceu à nobreza espanhola e que está avaliado em cinco mil milhões de dólares. Os dois resolvem avançar com a empreitada, nunca imaginando o quão perigosa será a missão. É que no seu encalço está o implacável Santiago Moncada (Antonio Banderas), que acredita ser o legítimo herdeiro do tesouro.
Realizado por Ruben Fleischer (“Bem-vindo à Zombieland” ou “Força Anti-Crime”) e escrito por Art Marcum e Matt Holloway, este filme de acção adapta ao grande ecrã a famosa série de videojogos produzida pela Naughty Dog e publicada pela Sony Computer Entertainment para as plataformas PlayStation.



Olá, é a Mamã!

Conhecemos Jacqueline em 2016, quando a filha Stéphanie, numa situação económica instável depois de perder o emprego, se viu forçada a regressar para casa da mãe. Na altura, as coisas não correram muito bem devido ao feitio de ambas, mas também pelo excesso de zelo de Jacqueline em controlar todos à sua volta. Tudo isto nos foi contado no filme “Isto Só a Mim”. Agora, passado algum tempo, o apartamento de Jacqueline está em obras e ela decide mudar-se temporariamente para casa de Carole, a filha mais velha. Mas o momento não poderia ser menos oportuno, uma vez que ela e o marido estão a atravessar uma crise conjugal e a tentar o impossível para recuperar a relação. E Jacqueline, com a sua enorme capacidade de gerir a sua vida – e a de toda a gente –, não vai facilitar a situação.
Uma comédia francesa realizada por Eric Lavaine ("Incognito", "Bienvenue à Bord", "Barbecue", “Isto Só a Mim”), que volta a contar com a participação de Josiane Balasko, Mathilde Seigner e Jérôme Commandeur.