quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Estreias de cinema de 24 de Fevereiro de 2022


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:


Um Susto de Família 2

Para libertar a bruxa Baba Yaga e o mordomo Renfield, raptados no próprio dia de casamento pela temível caçadora de monstros Mila Starr, a família Wishbone tem de voltar às suas versões mais aterrorizantes. Assim, Emma transfigura-se em vampira; Frank, o marido, na criatura de Frankenstein; Fay, a filha adolescente, em múmia; e o pequeno Max em lobisomem. Transformados, eles são mais fortes e ágeis e só assim serão capazes de enfrentar a fúria de Mila, que parece determinada a acabar com todos os monstros à face da Terra. 
Com realização de Holger Tappe ("A Ilha do Impy", "Animais Unidos" e “Um Susto de Família”), esta comédia de animação conta, na versão original, com as vozes de Emily Carey, Jason Isaacs, Emily Watson, Nick Frost, Jessica Brown Findlay e Ethan Rouse. Os músicos Rita Redshoes e Fernando Ribeiro (Moonspell) voltam a emprestar as suas vozes à versão dobrada em português. 


Cyrano

Com assinatura de Joe Wright ("Orgulho e Preconceito", "Expiação", "Anna Karenina", “A Hora Mais Negra”), este drama musical é mais uma adaptação da célebre peça escrita pelo poeta e dramaturgo francês Edmond Rostand (1868-1918). A história foca-se no lendário poeta e espadachim Cyrano de Bergerac (Peter Dinklage) e na sua paixão pela bela Roxanne (Haley Bennett), que ele confessa através das cartas que lhe escreve a pedido de Christian de Neuvillette (Kelvin Harrison, Jr.), um outro apaixonado. Sem qualquer esperança na concretização do seu amor, Cyrano vai mostrando a grandiosidade dos seus sentimentos nas palavras que dita ao rival, conquistando com elas o amor da sua amada.


Belfast

Finais da década de 1960. Buddy, de nove anos, pertence a uma família protestante que vive em Belfast, Irlanda do Norte. Com o irromper dos confrontos (também conhecido como “The Troubles”) entre católicos nacionalistas e protestantes unionistas, o pequeno vê o seu mundo tremer. Apesar de testemunhar diariamente o escalar da violência, Buddy, sempre protegido pelos pais e avós, vai vivendo o dia-a-dia sem nunca perder a leveza característica da infância. Enquanto isso, os adultos ao seu redor esforçam-se por encontrar o equilíbrio possível.
Nomeado para sete Óscares, entre eles os de melhor filme, realizador e argumento original, um drama histórico de cariz autobiográfico, escrito e realizado por Kenneth Branagh ("Sonho de Uma Noite de Inverno", "Hamlet", “Artemis Fowl”, “Um Crime no Expresso do Oriente”, “Morte no Nilo”), que se debruça sobre uma época particularmente conturbada na Irlanda do Norte, que se prolongou até 1998. O elenco conta com as actuações de Jude Hill, Caitríona Balfe, Judi Dench, Jamie Dornan, Ciarán Hinds e Colin Morgan.