terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

A Natureza das Teorias da Conspiração


A Desassossego publica na próxima semana o livro A Natureza das Teorias da Conspiração de Michael Butter. Um livro que pretende explicar porque proliferam estas correntes de desinformação que acabam por se tornar em grandes conspirações.

Michael Butter dirige, atualmente e até 2025, um projeto sobre populismo e teorias da conspiração ao abrigo do Conselho Europeu de Investigação.

Os EUA foram responsáveis pelos ataques do 11 de Setembro. As vacinas são uma forma de manipulação. A chegada à Lua nunca aconteceu. No mundo atual, as teorias da conspiração parecem proliferar. Mas o que são as teorias da conspiração e por que razão acreditamos nelas? Sempre existiram ou são uma característica do nosso mundo moderno? Neste livro, Michael Butter fornece uma introdução clara e abrangente sobre a natureza e o desenvolvimento destas teorias. Apesar de serem menos populares e influentes do que no passado, o seu recente renascimento está relacionado com a internet, que lhes dá maior exposição e contribui para a fragmentação da esfera pública. Atualmente, as teorias da conspiração continuam a ser estigmatizadas em muitos ramos da cultura mainstream, mas estão a ser mais uma vez aceites como conhecimento legítimo noutros. É o choque entre estes domínios e as suas diferentes conceções de verdade que tem incendiado o debate atual sobre as teorias da conspiração.

Sobre o Autor

Michael Butter é professor de Estudos Americanos na Universidade de Tübingen. Dirige atualmente um projeto sobre populismo e teorias da conspiração ao abrigo do Conselho Europeu de Investigação.