terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Museu do Oriente apresenta “O Fio da Macaquinha”

Uma história das relações entre as pessoas, inspirada pelos recentes acontecimentos que nos obrigaram a ficar fisicamente distantes daqueles que nos são próximos, é a proposta da Companhia de Dança de Almada com o espectáculo “O Fio da Macaquinha”, que o Museu do Oriente apresenta no dia 20 de Fevereiro, em duas sessões, às 15.00 e às 18.00.

Todos os dias, sempre que regressam da escola, um grupo de crianças brinca num pátio entre os prédios da cidade. Mas este é um pátio especial, um lugar onde cada criança é um animal diferente: Girafa, Sapo, Cão, Gato, Pássaro e, a Macaquinha. Mas, um dia, o pátio, a escola e a cidade fecham e as crianças são forçadas a brincar dentro das suas casas.

Criado por Ana Lázaro e Inês Pedruco, “O Fio da Macaquinha” fala sobre os fios que nos ligam e que nos permitem sentir próximos uns dos outros, da forma como certos fios nos conduzem, nos libertam ou nos fazem sentir seguros, mas também nos amarram, se embaraçam e confundem.

A Companhia de Dança de Almada é uma associação cultural sem fins lucrativos, que desenvolve a sua atividade essencialmente nas vertentes da criação artística e formação em dança. É uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal | Direção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Almada.

Fundada por Maria Franco, iniciou atividade como companhia profissional de dança contemporânea em 1990. Desde então, produziu mais de uma centena de peças de coreógrafos nacionais e internacionais, que apresentou no país e no estrangeiro. Organiza, desde 1992, o festival internacional Quinzena de Dança de Almada, onde promove o intercâmbio entre criadores e bailarinos portugueses e a comunidade internacional. Em 1998 fundou a Ca.DA Escola, cuja actividade de ensino artístico especializado da dança desenvolve de forma continuada, com cursos livres e vocacionais, nomeadamente em regime de ensino articulado, homologado pelo Ministério da Educação.


Espectáculo “O Fio da Macaquinha”

Companhia de Dança de Almada

20 Fevereiro

Horário: 15.00 e 18.00

Duração: 45’ sem intervalo

Público-alvo: M/ 4 anos

Preço: 10 €