segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Descobrir o dragão e o Hino do FC Porto com Joel Cleto


A assinalar 100 anos do emblema do clube, a Rota do Dragão passa pelo Museu FC Porto no dia 26 de fevereiro, com uma visita temática inovadora, mas sempre rica em memórias e curiosidades portistas e portuenses.

Na primeira visita indoor de 2022, a Rota do Dragão continua a assinalar o centenário do emblema do FC Porto. O passeio decorre no Museu Futebol Clube do Porto e o historiador Joel Cleto abordará as origens do clube, fundado em 1893, e alguns dos seus mais destacados elementos identitários. 

O dragão, que entrou em definitivo na vida do FC Porto em 1922, quando foi aprovada a inclusão do Brasão da Cidade no símbolo portista, será o centro natural das atenções desta visita, que tem como tema “As origens do clube e o centenário do emblema”. A combinação de cores tão diferenciadora do clube, azul e branco – quando se assinalam 200 anos da aprovação da utilização destas cores na antiga bandeira nacional – também faz parte das memórias e curiosidades a abordar, assim como o Hino do FC Porto – numa altura em que nos despedimos de quem o imortalizou: Maria Amélia Canossa. 

Prémio Informação Turística pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), Rota do Dragão é um projeto do Museu FC Porto e Joel Cleto, desenvolvido desde 2014 sob princípios de inovação, qualidade e evolução na descoberta, compreensão e partilha da história, dentro do Museu ou na cidade, mas sempre no coração do Porto e com um caráter surpreendente associado a cada visita. A participação é limitada e aconselha-se inscrição prévia.

ROTA DO DRAGÃO 2022 

Visita ao Museu – próximas datas
26 fevereiro (15h00) – As origens do clube e o centenário do emblema
26 março (15h00) – Os dragões no Museu FC Porto
7 de maio (10h00) – Os 70 anos do Estádio das Antas
13 novembro (15h00) – O FC Porto na 1.ª viagem aérea entre a Europa e a América do Sul

Visita na Cidade – próximas datas
24 abril (10h00) – Dragões invictos na margem de Vila Nova de Gaia
26 junho (10h00) – Uma cidade repleta de dragões 
29 outubro (10h00) – Do Quartel do Carmo à Praça Guilherme Gomes Fernandes