segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

A Febre Ferrante na RTP2


Elena Ferrante é um dos maiores fenómenos da literatura do século XX, mas a sua identidade é mantida em segredo pelos seus editores. O documentário de Giacomo Durzi revela o universo literário de Elena Ferrante e tenta traçar o seu retrato através de testemunhos de várias figuras da literatura.

Elena Ferrante é uma referência no mundo da literatura, mas ninguém sabe quem se esconde por detrás do seu pseudónimo. A sua popularidade foi desencadeada por uma série de quatro romances passados em Nápoles, que começa com ‘A Amiga Genial’, em 2011, e prossegue com ‘História do Novo Nome’, ‘História de Quem Vai e de Quem Fica’ e ‘História da Menina Perdida’. Esta saga foi simultaneamente aclamada pelo público e pela crítica especializada e transformou-se num tremendo sucesso internacional.

Da autora, pouco ou nada se sabe, mas especula-se que seja mulher, que viva em Nápoles, e que tenha começado a escrever no início dos anos 90. Em A Febre Ferrante revelamos a complexidade do seu universo literário, o seu extraordinário sucesso e tentamos traçar o seu retrato através de vários testemunhos de críticos, editores, livreiros e autores célebres, como Roberto Saviano, Elisabeth Strout ou Jonathan Franzen.

A Febre Ferrante para acompanhar na noite de terça-feira, dia 23 de fevereiro, às 23h35 na RTP2.