sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Geopolítica e Farmácia no Oriente nas tertúlias do Museu da Farmácia


A quinta tertúlia online “À conversa com…”, organizada pelo Museu da Farmácia, intitulada “Geopolítica e Farmácia no Oriente”, vai decorrer hoje a partir das 18 horas, e será transmitida em direto na página de Facebook do Museu.

A conversa tem como ponto de partida as viagens do boticário Tomé Pires ao Oriente para abordar as questões geoestratégicas, geopolíticas e militares do século XVI no mar Índico e Pacífico. Tomé Pires era farmacêutico e foi o primeiro embaixador enviado por um país europeu em missão à China. Com base nestas viagens, escreveu, em 1515, a obra "Suma Oriental", a pedido de Afonso de Albuquerque e destinada a ser lida pelo Rei D. Manuel sobre a presença portuguesa na Malásia, no Índico e na Ásia.

«Tomé Pires era um empreendedor e representa o espírito aventureiro e humanista português dos séculos XV e XVI. Nesta tertúlia e através dele, iremos falar da importância da geopolítica que, hoje como então, é um elemento essencial das relações internacionais com o Pacífico e a China», afirma João Neto, diretor do Museu da Farmácia.

Jorge Santos Alves, investigador, coordenador do Instituto de Estudos Asiáticos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, comissário da Exposição do Museu do Oriente sobre “Três Embaixadas Europeias à China”; e Carlos Valentim, comandante da armada do Museu de Marinha, são os convidados desta conversa. A moderação fica a cargo de João Neto.

As tertúlias acontecem todas as semanas, às 18 horas, em formato virtual e vão abordar diversos temas como Sherlock Holmes - Ciência e a Sociedade Britânica; Importância da Antropologia Forense para o estudo das doenças; Eça de Queiroz e o Egipto; Exploradores Aventureiros; e os Missionários e a Farmácia.