quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Diplomacia em Tempo de Troika



A Dom Quixote editou na passada terça-feira, 27 de setembro, “Diplomacia em Tempo de Troika”, do embaixador Luís de Almeida Sampaio, chefe da representação diplomática portuguesa em Berlim durante o governo de Pedro Passos Coelho – que assina o prefácio.  É o testemunho de factos e episódios até agora desconhecidos e por si vividos diretamente, aos quais acrescenta comentários e análises de grande alcance e pertinência acerca da acção diplomática então desenvolvida junto da sociedade e das autoridades alemãs. O ex-presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, apresenta o livro, no dia 4 de Outubro, às 17h00, na Universidade Católica de Lisboa.  

“Este livro cobre os grandes momentos políticos e económicos da vida portuguesa, alemã e europeia entre 2012 e 2015 vistos na minha perspetiva e quase invariavelmente a partir de Berlim, onde era então embaixador.”

Na primeira parte intitulada “Salvar Portugal”, relata as etapas mais difíceis da nossa batalha coletiva, desde o desencadear da crise das dívidas soberanas europeias no final de 2009 e princípio de 2010, até à dupla demissão de Vítor Gaspar e Paulo Portas no fim de Junho e no início de Julho de 2013. Ou seja, percorre, no essencial, os anos mais difíceis do “nosso ajustamento económico e financeiro”.

Intitulada “A Diplomacia Económica”, a segunda parte da obra procura ilustrar-se, com exemplos concretos e incursões literárias e culturais para os contextualizar e tornar mais fortes, essa dimensão crucial, especialmente em tempo de crise, mas menos conhecida da acção externa do Estado. Em “Vitórias Perdidas”, o embaixador retoma a sequência essencialmente cronológica e acompanha o leitor desde o Verão de 2013 até às eleições legislativas portuguesas de 4 de outubro de 2015.

Nas 36 páginas do prefácio, Pedro Passos Coelho aborda o “falhanço clamoroso” dos Governos de Sócrates, as “muralhas da dívida”, a “forte austeridade” dos PEC, a “economia estagnada e incapaz de gerar riqueza”, o “desagrado de Merkel” quando ele descolou do PEC 4, precipitando o resgate, as “dificuldades” da sétima avaliação da troika perante a “crise da demissão de Portas e a nega de Seguro”.

Sobre o Autor

Luís de Almeida Sampaio licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1982, e no ano seguinte ingressou na carreira diplomática. Desempenhou várias funções na União Europeia e na NATO. Esteve colocado em Luanda, e foi embaixador em Argel e em Belgrado. É embaixador de Portugal em Praga desde 2019. À data dos acontecimentos narrados no livro, era embaixador de Portugal em Berlim (2012-2015). Ao longo dos seus quase 40 anos de atividade diplomática, o Embaixador Luís de Almeida Sampaio participou em centenas de reuniões e conferências internacionais e publicou vários artigos em revistas de Ciência Política e Relações Internacionais.