Todos Nós Somos Sendo – O primado da liberdade e a cautela da consciência, da autoria de frei Fernando Ventura e Joaquim Franco, chegou às mãos do papa Francisco. Foi oferecido por Joaquim Franco, que, em 11 de agosto, integrou a equipa da TVI e CNN Portugal para a entrevista a Francisco, recentemente transmitida. A reação surgiu depois pelo correio, em carta assinada pelo próprio papa e dirigida a Joaquim Franco, na qual aborda temas do diálogo entre o frade franciscano capuchinho e o jornalista.
“O mundo que temos pela frente precisa que cada um de nós assuma a responsabilidade de cuidarmos uns dos outros, aprendendo a caminhar juntos e estando atentos para que ninguém fique na beira da estrada”, escreve o papa, salientando que “desta crise mundial que enfrentamos não podemos sair iguais”.
Francisco diz que “as situações que atravessamos neste tempo são uma oportunidade para renovar a esperança”, pelo que anseia e reza “para que saiamos melhor”.
Nas palavras finais, o papa agradece o contributo do livro nesta fase difícil para o mundo e para a Igreja: “Que Deus continue a inspirar-te, para que, graças às tuas reflexões, nos comprometamos a trabalhar por Ele.”
Todos Nós Somos Sendo é o terceiro livro publicado em conjunto por frei Fernando Ventura e Joaquim Franco. Trata-se de uma conversa sobre o mundo, o homem, a religião e Deus. Aborda temas como a política, o diálogo e a dinâmica reformista na Igreja, tendo também como pano de fundo o pensamento social do papa Francisco, nomeadamente as encíclicas Fratelli Tutti e Laudato Si’.
Os autores pretendem que este livro seja “um convite” para que os leitores se juntem à conversa, porque, defendem, “as ideias precisam de outras ideias e procuram-nas para crescer”.