sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Canon expande linha de produtos para broadcast e cinema



A Canon reforça a sua oferta para cinema e broadcast, de acordo com as necessidades dos utilizadores, com um conjunto de produtos – incluindo a CN8x15 IAS S E1/P1, a sua mais recente objetiva Cine-Servo para uma vasta gama de produções; a EU-V3, uma unidade de expansão modular para a EOS C500 Mark II e a EOS C300 Mark III; uma atualização de firmware para EOS Cinema; e o DP-V2730, um ecrã de referência profissional 4K de 27 polegadas que se encaixa perfeitamente nos fluxos de trabalho de emissoras e cineastas.

Captar o mundo de forma cinematográfica: a CN8x15 IAS S E1/P1
Com uma excelente combinação de distância focal, tamanho compacto e peso leve, a CN8x15 IAS S E1/P1 suporta câmaras Super 35mm, sendo por isso ideal para uma variedade de produções cinematográficas e broadcast. Com a sua versátil distância focal de uns amplos 15mm até um alcance telefoto impressionante de 120mm, a CN8x15 IAS S E1/P1 pode ser ampliada ainda mais, até 180mm, através do extensor 1.5x integrado, oferecendo cobertura de sensor full frame. Para suportar produções futuras, o desempenho ótico de 8K pode ser mantido ao longo de toda a distância focal, garantindo uma qualidade de imagem consistentemente alta em toda a moldura.

Concebida com a obtenção de resultados consistentes em mente, a CN8x15 IAS S E1/P1 incorpora a reconhecida ciência de cores quentes da Canon, combinando assim com as outras objetivas de cinema da marca, e uma abertura de 11 lâminas que produz um bokeh bonito e suave. Oferecendo excelente desempenho ótico e qualidade de imagem de tirar o fôlego para produções HDR, 4K e 8K, a CN8x15 IAS S E1/P1 suporta comunicação com baioneta EF, captação avançada de metadados com suporte para Cooke/i Technology™, e também é a primeira objetiva Cine-Servo a permitir comunicação ZEISS eXtended Data™ (XD) ao utilizar a baioneta PL. Contando com o mesmo codificador de 16 bits que encontramos nas objetivas broadcast e Cine-Servo existentes da Canon, que proporciona metadados precisos sobre a posição da objetiva, zoom, foco e íris, as funções de informação e comunicação entre a CN8x15 IAS S E1/P1 e a câmara são fundamentais para efeitos visuais (VFX), produções virtuais e de cinema.

A objetiva Cine-Servo CN8x15 IAS S E1/P1 de última geração está disponível em baioneta EF e PL, apresentando uma unidade de acionamento servo motor potente e amovível. Isto oferece operação no ombro facilitada para produções broadcast como ENG/EFP, ou para quem grava documentários, e ainda acesso para os acessórios necessários às produções cinematográficas.

EU-V3: Unidade de expansão modular para produção ao vivo, compatível com a EOS C500 Mark II e a EOS C300 Mark III
Com a crescente transição para câmaras com sensor de grande formato para produção broadcast, de eventos e desportos ao vivo – proporcionando aos espectadores uma perspetiva única quando assistem aos jogos dos seus clubes favoritos –, a Canon vem dar resposta aos pedidos dos utilizadores com o módulo de expansão EU-V3 para a EOS C500 Mark II e a EOS C300 Mark III. Baseando-se no design modular de ambas as câmaras, o EU-V3 amplia e suporta funcionalidades específicas para produções multi-câmara e ao vivo.

Este módulo oferece uma funcionalidade exclusiva de SDI Return (retorno de SDI), permitindo a monitorização em tempo real de um feed de transmissão ao vivo de um switcher de produção. O destino de saída de retorno pode ser selecionado nos terminais VIDEO, EVF-V50, MON/HDMI e SDI-OUT. O EU-V3 também permite suporte Tally via Ethernet, usando o protocolo XC – quando a unidade de extensão recebe um sinal Tally, podem ser utlizadas luzes no corpo da câmara, aparece um display Tally On-Screen e o sinal pode ser retransmitido para um dispositivo externo através de um conector Hirose de 4 pinos. As funções SDI Return e Tally são essenciais para informar os operadores de câmara sobre quando o seu feed está ativo, bem como sobre o estado atual da produção.

A posição de focagem da objetiva também pode ser exibida no ecrã quando se utiliza o EU-V3 – com objetivas broadcast e Cine-Servo compatíveis e através de uma comunicação de 12 pinos. O Focus Position Meter (medidor de posição da focagem), que os utilizadores podem escolher colocar na parte superior ou direita do ecrã, permite-lhes registar várias posições de focagem numa escala de distância, e indica quando a focagem é alcançada durante a operação manual – como ao selecionar a linha de chegada de uma corrida.

O EU-V3 pode ser combinado com a CN8x15 IAS S E1/P1, tanto na EOS C500 Mark II como na EOS C300 Mark III.

Firmware EOS Cinema: ampliar horizontes
Está a ser apresentada uma nova atualização do Firmware EOS Cinema para reforçar as capacidades para o mercado de transmissão ao vivo de gama média a baixa, tanto para a EOS C500 Mark II como para a EOS C300 Mark III – permitindo que ambas as câmaras sejam utilizadas em ambientes e fluxos de trabalho ao vivo. As principais atualizações incluem:

  • Implementação do protocolo XC: integração em soluções multi-câmara, suportando controlo direto através de ligações RC-IP100 e ethernet.
  • Reforço das funcionalidades AF: suporte AF 120p/100p, juntamente com deteção de rosto durante os modos de disparo Lento e Rápido.
  • Audio 4ch Display: a exibição do nível de áudio mostrará todos os quatro canais de áudio quando este modo for selecionado.
  • Novo suporte para acessórios e objetivas: permitindo que a EOS C500 Mark II e a EOS C300 Mark III funcionem perfeitamente com a CN8x15 IAS S E1/P1 e o EU-V3, bem como suporte para a série de objetivas Flex Zoom.

DP-V2730: Ecrã 4K HDR para a nova geração
Um monitor 4K HDR profissional avançado, o DP-V2730 apresenta um painel 4K UHD e brilho máximo no ecrã inteiro de 1.000 cd/m², com a tecnologia de escurecimento (dimming) local da Canon a proporcionar um nível ultrabaixo de preto de 0.001 cd/m². Uma ótima opção para cineastas e emissoras, o DP-V2730 conta com um ecrã de 27 polegadas que atinge alto brilho com ruído mínimo, ideal para ambientes de filmagem e também de pós-produção. A luminosidade de vanguarda, as sombras detalhadas e a ampla gama de cores Canon em todo o ecrã alcançam a certificação Dolby Vision e o Grade1A nos padrões EBU TECH3320 . O DP-V2730 exibe um conjunto de ferramentas de monitorização premiadas, tais como um monitor waveform, um histograma, um monitor de luminância dos frames, RGB Parade e muito mais – todas elas impulsionadas pela mais recente plataforma de processamento da Canon para um desempenho líder no mercado. O ecrã é um ótimo companheiro para Broadcast e cinema, oferecendo desempenho 4K HDR de ponta para estúdios no local, OB Vans e edição de pós-produção, VFX e gradação de cores.

O DP-V2730 possui uma entrada HDMI e terminais 12G-SDI (4 entradas e 5 saídas) capazes de fornecer sinais 4K60P 4:2:2 de 10 bits ou 4K30P 4:4:4 de 12 bits, ideais para uma integração perfeita em múltiplos fluxos de trabalho. O DP-V2730 também pode ser facilmente conectado a um computador, tablet ou smartphone, para além de vários ecrãs Canon (através de uma conexão LAN) com o Remote Control Web UI. Esta interface otimizada para o toque oferece visualização de imagens ao vivo, informações detalhadas de sinal e controlo direto sobre entradas, ferramentas de monitorização e configurações . Os utilizadores também podem aceder ao switching de input SDI de 4 vias através de uma atualização paga que suporta vários fluxos de trabalho, como enviar um feed de saída para o ecrã do realizador, para um gravador externo ou para uma solução de transmissão ao vivo.

Produtos melhorados em todo o portefólio Pro AV
Para além destes, são também lançados hoje outros produtos: a mais recente câmara PTZ da Canon – a CR-N700 – e as XA65, XA60, XA75, XA70 e Canon LEGRIA HF G70. A CR-N700 é uma câmara PTZ 4K60P 4:2:2 de 10 bits com conectividade 12G-SDI, concebida para produção broadcast de ponta. As novas câmaras de vídeo 4K compactas da Canon, a XA65, XA60, XA75, XA70 e Canon LEGRIA HF G70, foram pensadas para dar resposta à procura por partilha de conteúdos ao vivo com a nova compatibilidade UVC.