terça-feira, 27 de setembro de 2022

Uma história laica do berço dos três monoteísmos: o Médio Oriente



Jean-Pierre Filiu apresenta uma obra há muito procurada por estudantes, professores e todos os que se interessam pela história do Médio Oriente. A narrativa procura a imparcialidade e assenta na verdadeira busca de sentido, superando as barreiras cronológicas e as opiniões dos diversos especialistas.

«Eis uma história laica que não é uma história de heróis: Justiniano, Maomé, Saladino, Nasser ou Sadat, entre outros, são descritos como atores racionais motivados por interesses próprios, desmitificados e livres dos clichés associados às suas pessoas. Jean-Pierre Filiu consegue emancipar o estudo do Médio Oriente das visões religiosas e da investigação das causas das tensões atuais, e transmitir uma análise clara e desapaixonada da história, que integra sabiamente a subjetividade dos seus atores.» Louis Andrieu, Esprit.presse.fr

Este livro estará disponível nas livrarias a partir do dia 6 de outubro.

Sobre o Autor

Jean-Pierre Filiu, nascido em 1961 em Paris, foi diplomata de carreira entre 1988 e 2006, tendo participado em missões humanitárias no Líbano e no Afeganistão. Esteve colocado em Amã, antes de ser nomeado vice-chefe de missão em Damasco e em Tunes. Foi professor visitante na Columbia School of International and Public Affairs, na Georgetown School of Foreign Service e no Center for European Studies da Universidade de Harvard. É professor de História do Médio Oriente em SciencesPo, Paris School of International Affairs. Publicou Le Nouveau Moyen-Orient (2013) e Histoire de Gaza (2015), entre muitos outros livros, traduzidos em mais de 15 línguas. O seu blogue Un si proche Orient, no site do Le Monde, conta já com mais de oito milhões de leitores.