quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Estreias de cinema de 22 de Setembro de 2022



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Coração de Fogo

Desde os seus 16 anos que Geórgia ambiciona ser bombeira como o seu pai, Shawn Nolan, um capitão reformado da Corporação de Bombeiros de Nova Iorque, só que infelizmente em 1928 as mulheres não podiam ser bombeiras. Mas quando um incêndio começa a destruir os teatros da Broadway, com chamas coloridas, todos os bombeiros da cidade desaparecem misteriosamente!

O Presidente da Câmara de Nova Iorque convence Shawn a liderar uma equipa de voluntários desajeitados para investigar os fogos mágicos. Geórgia vê uma oportunidade para seguir o seu sonho! Se ela conseguir ajudar o seu pai a parar com os incêndios, vai poder cumprir o seu destino!

Ela veste-se como um homem, apresenta-se como Giorgio à equipa de bombeiros – um taxista com problemas de desmaio, um diretor extremamente indeciso e um químico tímido com medo até da sua sombra.

Salvar a cidade não vai ser uma tarefa fácil! Será preciso tudo o que a Geórgia tem para resolver o mistério, sem revelar a rapariga que está por baixo da farda, antes que a cidade fique reduzida a cinzas!



Não te preocupes querida

Alice (Florence Pugh) e Jack (Harry Styles) têm a sorte de viver na comunidade idealizada de Vitória, a cidade experimental que foi construída para abrigar os homens que trabalham para o ultrassecreto Projeto Vitória e as suas famílias. O otimismo social dos anos de 1950, exacerbado pelo CEO do projeto, Frank (Chris Pine) – que serve tanto como visionário corporativo como treinador de vida motivacional – é a base da vida quotidiana desta utopia.

Enquanto os maridos passam todos os dias dentro da sede do Projeto Vitória, a trabalhar no “desenvolvimento de materiais progressivos”, as suas mulheres – incluindo a elegante parceira de Frank, Shelley (Gemma Chan) – têm o luxo de poderem passar os seus dias a desfrutar da beleza, luxo e da vida social da sua comunidade. A vida é perfeita, com a companhia a responder a todas as necessidades dos residentes. Tudo o que pedem em troca é discrição e compromisso cego à causa da Vitória.

Mas quando pequenas fendas na sua vida perfeita começam a aparecer, expondo pequenas, mas sinistras falhas debaixo da atrativa fachada, Alice não consegue resistir a perguntar-se o que é que estarão realmente a fazer em Vitória, e porquê. Quanto é que Alice está disposta a arriscar para desmascarar o que se está a passar neste pedaço de paraíso?



Avatar

Jake Sully (Sam Worthington) ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar no programa Avatar em substituição do seu falecido irmão gémeo.

Jake viaja para Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na’Vi, seres humanoides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos. Os Na’Vi têm três metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora. Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na’Vi aperfeiçoem suas habilidades guerreiras.

Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar. Eles são controlados por seres humanos, através de uma tecnologia que permite que os seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma Jake pode novamente voltar ao ativo, e com o seu Avatar percorrer as florestas de Pandora e liderar soldados.

Até conhecer Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na’Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora para sua ambientação na civilização alienígena.

Relançamento nos cinemas numa versão restaurada em 4K