quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Uma experiência da moral e do corpo



O Acontecimento é o novo título de Annie Ernaux no catálogo da Livros do Brasil. A memória de um sofrimento íntimo, mas reflexo de uma geração, que ficou por contar durante quarenta anos.  

«Milhares de raparigas subiram uma escada, bateram a uma porta atrás da qual estava uma mulher acerca de quem nada sabiam, a quem iriam entregar o seu sexo e o seu ventre. E aquela mulher, a única pessoa, então, capaz de acabar com a infelicidade, abria a porta, de avental e pantufas às riscas, com um trapo na mão: “Diga lá, menina!”». Depois de Os Anos e Uma Paixão Simples, a Livros do Brasil edita O Acontecimento, de Annie Ernaux, um relato despojado de uma situação de aborto ilegal. Escrito em 1999 e recentemente adaptado ao grande ecrã, neste livro a autora francesa coloca em palavras o que lhe pareceu ser uma experiência humana total, acerca da vida e da morte, do tempo, da moral e da interdição, da lei, uma experiência vivida de uma ponta a outra através do corpo. Uma semana depois dos acontecimentos aqui narrados, Kennedy era assassinado em Dallas. Porém, já nada podia chamar a atenção desta jovem universitária que, interiormente, se transformara numa delinquente.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias amanhã.

Sobre a Autora

Annie Ernaux nasceu em Lillebonne, na Normandia, em 1940, e estudou nas universidades de Rouen e de Bordéus, sendo formada em Letras Modernas. É atualmente uma das vozes mais importantes da literatura francesa, destacando-se por uma escrita onde se fundem a autobiografia e a sociologia, a memória e a história dos eventos recentes. Galardoada com o Prémio de Língua Francesa (2008), o Prémio Marguerite Yourcenar (2017) e o Prémio Formentor de las Letras (2019) pelo conjunto da sua obra, destacam-se os seus livros Um Lugar ao Sol (1984), vencedor do Prémio Renaudot, e Os Anos (2008), vencedor do Prémio Marguerite Duras e finalista do Prémio Man Booker Internacional.