quarta-feira, 28 de setembro de 2022

A inteligência artificial já não é apenas um cenário de um futuro distante



O Futuro da Inteligência Artificial é o novo livro de Martin Ford, perito em inteligência artificial (IA) e robótica, futurólogo conceituado e autor do livro Robôs (publicado pela Bertrand Editora em 2016).
 
Num relato claro e acessível, Ford mostra-nos, neste livro, o que é a inteligência artificial, os seus múltiplos campos de aplicação e os seus efeitos – os melhores e os piores – no funcionamento da sociedade.
 
Segundo o autor, «ninguém sabe quão rapidamente avançará a IA, os modos específicos em que será posta em prática, as novas empresas ou indústrias que surgirão, nem os perigos que mais nos assombrarão. É provável que o futuro da inteligência artificial seja tão imprevisível como o efeito de rutura que provoca. Não existe um quadro de referência. Teremos de estar preparados para dar boas respostas rapidamente. Espero que este livro seja uma forma de nos prepararmos para o que aí vem: um guia para refletir sobre a revolução em curso, para separar os exageros e o sensacionalismo da realidade e para identificar as melhores formas de os indivíduos e a sociedade como um todo florescerem no futuro que estamos a desenvolver».
 
Um livro claro, informativo e necessário sobre as implicações da inteligência artificial. Nas livrarias a partir de amanhã.

Sobre o Autor

Martin Ford é um autor palestrante, perito em inteligência artificial e robótica e futurólogo conceituado. Os seus artigos são publicados em periódicos como The New York Times, Fortune, Forbes, The Atlantic, The Washington Post, Harvard Business Review, The Guardian e Financial Times. Fundou uma companhia de desenvolvimento de software sediada em Silicon Valley e tem mais de 25 anos de experiência em design informático e de software.