sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Casa Portuguesa no TNDM II



O primeiro espetáculo de Pedro Penim enquanto Diretor Artístico do Teatro Nacional D. Maria II, marca a abertura da Nova Temporada, a 22 de setembro.

Casa Portuguesa conta a história (ficcional) de um ex-soldado da Guerra Colonial que, dialogando com os seus fantasmas, se vê confrontado com a decadência e a transformação do ideal de casa, de família, de país e do cânone da figura paterna. Um retrato do que foi, do que é e do que poderá ser (ou não ser) a célula familiar patriarcal por excelência, a casa, tendo como pano de fundo os acontecimentos recentes da nossa democracia e revisitando a mais dolorosa das feridas abertas da nossa história.

Neste espetáculo, Pedro Penim cruza o fado homónimo, conhecido de todos os portugueses e símbolo do saudosismo estereotipado que alimentou a ideologia do Estado Novo, com o diário de guerra escrito pelo seu pai e o ensaio do filósofo italiano Emanuele Coccia, Filosofia della Casa.


Com interpretações de Carla Maciel, João Lagarto e Sandro Feliciano, bem como a participação especial das Fado Bicha (Lila Tiago e João Caçador), Casa Portuguesa estará em cena na Sala Garrett entre 22 de setembro e 16 de outubro.

No dia 25 de setembro, a sessão conta com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e seguir-se-á uma conversa com os artistas. A sessão de 9 de outubro terá Audiodescrição.