segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Sobre Isto Ninguém Fala



Numa altura em que cada vez mais se reflete sobre o impacto das redes sociais nas nossas vidas, a Bertrand Editora publica a 29 de setembro Sobre Isto Ninguém Fala, de Patricia Lockwood, romance que nos fala sobre o que é estar vivo no mundo virtual e sobre o que é estar vivo no mundo real – hoje, agora. Fala-nos a partir desse referencial tantas vezes anárquico que é o da nossa existência online, que também não raras vezes esbate as nossas noções de humanidade e de individualidade. Entre a energia permanente das redes e a realidade em estado bruto, o que fazer? Com tradução de Manuel Alberto Vieira, Sobre Isto Ninguém Fala é, por um lado, sátira social e política e, por outro, um retrato da emoção humana mais pura. Uma nova e excecional voz da literatura americana, um espelho em que nos vemos e um ponto de interrogação: haverá vida depois da internet?

Finalista do Booker Prize, do Women’s Prize for Fiction e do Center for Fiction First Novel Prize de Nova Iorque nas edições do ano passado e vencedor, em 2022, do Dylan Thomas Prize, um dos mais prestigiosos prémios literários internacionais para jovens autores.

Sobre a Autora

Patricia Lockwood nasceu em Fort Wayne, no Indiana, em 1982, e foi criada em várias cidades do Midwest norte-americano. É autora de Priestdaddy – um relato acerca da educação religiosa bastante peculiar da autora e da identidade individual na maturidade adulta, em contraponto à família e à tradição – e de duas coleções de poesia, Balloon Pop Outlaw Black e Motherland Fatherland Homelandsexuals. Quando os escreve, os seus artigos jornalísticos e ensaios são publicados, entre outros, na New Yorker, no New York Times, na New Republic e na London Review of Books, onde é editora. Sobre Isto Ninguém Fala, um dos grandes livros de 2021, é o seu primeiro romance. Considerado um dos 10 melhores livros do ano pelo New York Times, com ele a autora foi finalista do Booker Prize, do Women’s Prize for Fiction e do Center for Fiction First Novel Prize em 2021, e venceu o Dylan Thomas Prize em 2022.