sexta-feira, 16 de setembro de 2022

'Sob o Signo do Pneu' de Gustavo Sumpta



A Solar – Galeria de Arte Cinemática, em parceria com o Circular – Festival de Artes Performativas, promove a exposição Sob o Signo do Pneu, com obras inéditas do performer, artista visual e ator Gustavo Sumpta, acompanhada de um programa de atividades paralelas e de um ciclo de performances.​
 
O trabalho de Gustavo Sumpta assume várias formas plásticas, da escultura à instalação, passando pelas ações performativas e videográficas. A exposição apresentada na Solar – de 17 de setembro a 5 de novembro de 2022 – é construída a partir de várias peças, algumas de grandes dimensões, que estruturam o espaço físico e emocional da galeria. 

O ponto comum das obras apresentadas está na forma como Gustavo Sumpta une dois tópicos: o ar, presente nos pneus e câmaras de ar, e o chão, no qual assentam estes elementos, permitindo, pela sua circularidade, o movimento. A temática de Gustavo Sumpta está associada à perda e à resistência, à falha e à sua exatidão, à antevisão e ao seu caráter decetivo.

É esta a razão – recorrendo às palavras de Delfim Sardo, professor, ensaísta e autor do texto curatorial – a que se deve o nome da exposição: Sob o Signo do Pneu, do pneuma, do enorme peso assente sobre ar...

Promovida pela Curtas Metragens CRL, cooperativa de produção cultural que organiza o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, a exposição é co-produzida em parceria com o Circular – Festival de Artes Performativas, com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde e da Direção-Geral das Artes.

Em paralelo, a Solar apresenta na CAVE uma intervenção de Carlos Alberto Arteiro, artista plástico e escultor distinguido com o Prémio Revelação Novo Banco (2018). Eu Neandertal é uma peça sobre a experimentação de um estado primitivo, sobre o retomar do animal que antecede o homem.