Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
1618
Cidade do Porto, 1618. A Inquisição intensifica a perseguição a judeus nas cidades portuguesas e espanholas. Muitos cristãos-novos são suspeitos de terem praticado heresias judaicas e vivem com medo, enquanto outros planeiam fugir para Antuérpia e Amesterdão.
Vindo de Coimbra, Sebastião Matos de Noronha, visitador da Inquisição, dirige-se para o Porto, numa carruagem escoltada pela sua guarda. A tensão nas ruas do Porto é esmagadora e reina um clima de incerteza e medo. António Álvares, mercador e filantropo respeitado pelos habitantes do Porto, é o primeiro alvo da visitação.
A fuga para a Flandres parece ser o seu único caminho, mas a sua consciência impede-o de deixar para trás uma comunidade que tanto estima e que pelo seu bem-estar se responsabiliza. Contudo, com a família e a sua comunidade em perigo, António Álvares decide delinear um plano de fuga.
Sorri
Depois de testemunhar um bizarro e traumático incidente envolvendo uma paciente, a Dra. Rose Cotter (Sosie Bacon) começa a viver momentos assustadores que não consegue explicar.
À medida que um terror avassalador começa a apoderar-se da sua vida, Rose terá de enfrentar o seu passado conturbado, para poder sobreviver e escapar a esta terrível nova realidade.
Os Jovens Amantes
Shauna, uma arquiteta reformada, cruza-se com Pierre, um médico mais novo, casado, que conhecera 15 anos antes. O novo encontro surpreende ambos e acabam por se envolver.
Enquanto a vida de Pierre se vira do avesso, Shauna luta com sentimentos que acreditava pertencerem ao passado.