sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Vamos falar acerca de violência sexual contra crianças



O abuso sexual de crianças não é um assunto fácil nem leve para se abordar em conversa com amigos ou familiares. O tema pode gerar mal-estar e desconforto, mas evitá-lo ou ignorá-lo pode ter consequências mais graves.

O livro «De Que Falamos Quando Falamos de Violência Sexual Contra Crianças», de Ângelo Fernandes, que chega às livrarias no dia 13 de outubro, atua como um guia necessário para alertar as mães, pais e pessoas cuidadoras, dando-lhe as ferramentas necessárias para a prevenção destas situações. Um dos passos fundamentais nesta aprendizagem é deixar de ver o tema como tabu e como «algo que só acontece aos outros», empoderando as crianças desde cedo para o conhecimento do seu corpo e do respeito que o mesmo merece, criando um ambiente familiar aberto e participativo, onde há espaço para discutir todos os assuntos, até os mais desagradáveis.

Com este livro, Ângelo Fernandes, fundador da Associação Quebrar o Silêncio, pretende informar e convidar à reflexão numa ótica que promova a prevenção do abuso sexual contra menores uma vez que a desinformação sobre este tipo de crime dificulta a tarefa de saber como agir e dá espaço aos abusadores para continuarem os abusos.

Sobre o Autor

Ângelo Fernandes é o fundador da Quebrar o Silêncio – a primeira associação portuguesa de apoio especializado para homens e rapazes vítimas e sobreviventes de violência sexual. Além do apoio prestado, trabalha no sentido de informar e sensibilizar o público em geral sobre violência sexual, especificamente contra homens e rapazes, contribuindo para a desconstrução de estereótipos de género. Realiza ações de formação sobre violência sexual para profissionais de diversas áreas e estudantes universitários. Trabalha com pais, mães e pessoas cuidadoras no sentido de capacitar para a prevenção da violência sexual contra crianças.