Depois de dois anos de interregno devido à situação pandémica, o ORIENTE-SE – Festival de Teatro Amador está de volta a Marvila, Lisboa. A quarta edição tem início a 1 de Outubro, e, ao longo de quatro sábados, recebe no Auditório Fernando Pessa quatro grupos oriundos de várias zonas do País.
A atriz Margarida Cardeal é a Madrinha da quarta edição do ORIENTE-SE – Festival de Teatro Amador.
O anfitrião deste Festival é o Teatro Contra-Senso, grupo de teatro amador sediado em Marvila. Em ano de comemoração do 25.º aniversário, o Teatro Contra-Senso apresenta-se excepcionalmente nesta edição do ORIENTE-SE, no próximo sábado, 1 de Outubro, com o espectáculo “P.S. Acho que deves continuar a escrever.”, a partir de excertos de vários livros de José Saramago.
O ORIENTE-SE prolonga-se até 22 de Outubro e recebe os grupos Tin.Bra – Academia de Teatro (Braga), Teatro Sem Dono (Pinhal Novo) e Pateo das Galinhas (Figueira da Foz).
O ORIENTE-SE é o primeiro festival de teatro da zona oriental de Lisboa e é um evento cultural único nesta zona da cidade. O ORIENTE-SE – Festival de Teatro Amador tem como objectivos promover e apoiar os grupos de teatro amador, fomentar o intercâmbio entre os mesmos, mostrar diferentes abordagens ao teatro, proporcionar à população momentos de lazer, cultura e entretenimento, divulgar novos talentos e incentivar as manifestações culturais no País e na freguesia de Marvila.
A primeira edição do ORIENTE-SE aconteceu em 2017 e teve o actor Pedro Górgia como Padrinho. Na segunda edição, em 2018, o Festival foi apadrinhado pelo actor Marcantonio del Carlo. A actriz Rita Lello foi a Madrinha da terceira edição, em 2019.