Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
No Fio da Navalha
Sophie e Kelly partem num fim de semana de escalada nas montanhas. Inesperadamente, chega às montanhas um grupo de 4 rapazes que se junta a elas com o mesmo intento. Numa primeira noite regada de álcool, Josh tenta aproveitar-se de Sophie quando esta se afasta um pouco do grupo. A recusa dela não é recebida de bom grado e após uma luta contra ele, Sophie cai, batendo com a cabeça num rochedo e perdendo os sentidos. Josh está determinado a apagar os traços do seu crime e a eliminar Sophie, mesmo em frente de todo o seu grupo de amigos. O que eles não esperavam é que Kelly estivesse a ver a filmar? Começou a caça é Kelly!
Três mil anos de Desejo
A Dra. Alithea Binnie é uma académica satisfeita com a sua vida e uma criatura racional. Em Istambul, onde vai a uma conferência, encontra um génio que lhe oferece três desejos em troca da liberdade dele. Isso apresenta dois problemas. Primeiro, ela duvida que eleseja genuíno. Segundo, como é uma estudiosa de história e mitologia, conhece todas as histórias sobre desejos que correm mal. O génio defende a sua posição, contando-lhe histórias fantásticas sobre o seu passado. Ela acaba por ser cativada e faz um desejoque surpreende ambos.
Digimon Adventure: A Última Evolução Kizuna
É o ano de 2010, passaram dez anos desde o Verão em que o Tai conheceu o Agumone os outros, e tiveram a sua aventura no Mundo Digital. A existência das Crianças Eleitas tem sido gradualmente reconhecida pelo mundo inteiro, e ver Digimon no mundo real tornou-se em algo menos invulgar. Tai agora estuda na universidade, e tanto Matt como os outros estão a percorrer os seus próprios caminhos.
Entretanto, certos incidentes começam a acontecer a Crianças Eleitas por todo o mundo. Menoa e Imura, especialistas que estudam os Digimon, pedem ajuda ao grupo dado que um Digimon chamado Eosmon está a causar estes incidentes. Tai e as Crianças Eleitas vão juntar-se uma vez mais para resolver o problema, mas durante a batalha contra o Eosmon, algo de errado acontece às digivoluções do Agumon e dos outros: quando uma Criança Eleita se torna num adulto, o seu parceiro Digimon deixa de existir...
A ameaça do Eosmon espalha-se gradualmente. Tai não pode salvar os seus amigos se não lutar, mas se lutar significa que tem de dizer adeus ao seu parceiro mais cedo. Ele achava que podiam ficar juntos para sempre. Será que ele vai lutar, mesmo que isso signifique perder um amigo tão próximo?