De 19 a 23 de outubro, Lisboa é palco de um dos maiores eventos internacionais de músicas do mundo. A abertura acontece no dia 19 de Outubro, entre o Teatro Tivoli BBVA e o Cineteatro Capitólio. Nesse dia, o palco fica reservado a quatro nomes portugueses: Beatriz Felício, Club Makumba, de Tó Trips e João Doce, Expresso Transatlântico e Júlio Resende. A lusofonia continua a ser celebrada no Lusofónica Stage, no Cinema São Jorge, por onde vão passar nomes como Karyna Gomes (Guiné-Bissau/Portugal), Bia Ferreira (Brasil), Tito Paris (Cabo Verde) ou Ana Lua Caiano (Portugal). Os restantes palcos – Coliseu dos Recreios, LAV – Lisboa ao Vivo e Parque Mayer – recebem concertos de artistas de países como Argentina, Irlanda, Estónia, Gana, Colômbia, Israel ou Coreia do Sul.
Mais de 2.600 profissionais (incluindo 260 artistas) se reúnem todo mês de outubro de 90 países, tornando a WOMEX a plataforma de networking líder para a indústria da música mundial. Seu espectro musical é inigualável no mercado internacional de performance de vitrine, indo do mais tradicional ao novo underground local global, abrangendo folk, raízes, jazz, culturas locais e da diáspora, bem como sons urbanos e eletrônicos de todo o mundo.
7 palcos, cerca de 700 empresas expositoras, mais de 100 oradores, filmes, um concerto de abertura e uma cerimónia de entrega de prémios em cinco dias de networking e noites bastante curtas.
A WOMEX e os muitos delegados em sua comunidade visam apoiar e fortalecer o papel da cultura em todo o mundo e difundir seus valores por meio do cultivo e promoção da criatividade e da arte. A comunidade de world music local e global pode – e precisa – contribuir para a compreensão intercultural de forma acolhedora, tolerante, diversificada e produtiva.
O evento continua dedicado a facilitar e promover a indústria global da música e fornecer uma plataforma para conectar, inspirar e compartilhar experiências, permitindo novas parcerias em mercados transcontinentais e um diálogo econômico e cultural internacional aberto.