quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Museu da Farmácia destaca o papel do farmacêutico ao longo da História



O Museu da Farmácia dedica o mês de setembro aos principais contributos dos farmacêuticos na defesa da saúde ao longo dos séculos. No mês em que se assinala o Dia do Farmacêutico, no dia 26, o museu vai dar a conhecer, em Lisboa e no Porto, as Grandes Descobertas Farmacêuticas. Em Lisboa, haverá ainda lugar a uma visita às farmácias históricas da cidade e a uma tertúlia, com transmissão online, sobre os medicamentos que mudaram a História.

Visita Temática “Grandes Descobertas Farmacêuticas”
O Museu da Farmácia propõe uma viagem através da descoberta de histórias, estratégias, conceitos de Saúde Pública, objetos científicos e medicamentos que, desde a Mesopotâmia aos dias de hoje, marcaram e revolucionaram a vida da Humanidade na procura pela Saúde.

Programação:
15 de setembro | 18H00 | Museu da Farmácia Lisboa e Porto
Para inscrições: museudafarmacia@anf.pt



Visita Temática “Farmácias Históricas”
Num passeio com a duração aproximada de 1h30, será dada a conhecer a história, a arte e a arquitetura presente em algumas das farmácias mais emblemáticas do centro histórico da Lisboa, que ainda hoje estão de portas abertas para servirem as suas comunidades. O ponto de partida é o Museu da Farmácia e o percurso até à baixa da cidade será feito em tuk tuk. Esta visita faz parte do programa das Jornadas Europeias do Património, que decorrem de 23 a 25 de setembro.

Programação:
25 de setembro | 15H00 | Museu da Farmácia Lisboa
Para inscrições: museudafarmacia@anf.pt

Tertúlia “Medicamentos que mudaram a História”
O aumento da esperança média de vida em muito se deve à descoberta de novos fármacos. Nesta tertúlia, serão abordadas algumas das grandes descobertas dos últimos anos, assim como a nova geração de medicamentos e terapias e de que forma poderão impactar o futuro. Este evento conta com a participação de João Neto, Diretor do Museu da Farmácia, Bruno Sepodes, Professor da Faculdade de Farmácia de Lisboa, Margarida Caramona, Professora da Universidade de Coimbra e Margarida Tavares, diretora do Programa de Saúde Prioritário na Área das Infeções Sexualmente Transmissíveis e do VIH.

Programação:
29 de setembro | 18H00 | Museu da Farmácia Lisboa
Para inscrições: museudafarmacia@anf.pt